Arranca Unha atrai multidão na abertura da competição de quadrilhas

Com as arquibancadas lotadas, o público prestigiou nesta segunda-feira, 22, a abertura do tradicional Concurso de Quadrilhas Juninas Arranca Unha, no Centro de Criatividade, em Aracaju, um dos eventos mais simbólicos do calendário junino sergipano, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap).

Na noite de estreia, quando foi realizada a entrega da primeira fase da revitalização do Centro de Criatividade, as quadrilhas Festa na Roça, Rala Rala e Século XX se classificaram para a próxima fase eliminatória. Esta etapa classificatória segue até o próximo dia 26, com pausa no Dia de São João, 24, com entrada gratuita.

O Arranca Unha reúne grupos de diferentes municípios. Mais do que uma disputa, a competição representa um importante incentivo para a continuidade das quadrilhas, que se dedicam durante meses à construção de figurinos, coreografias, enredos e cenários. A autônoma Ane Kelly de Melo, moradora do bairro Getúlio Vargas, em Aracaju, contou que acompanha a festa há cerca de cinco anos e destacou a emoção de participar de mais uma edição. “É uma tradição, uma festa muito bonita, e a gente fica na expectativa para ver tudo acontecer de novo”, afirmou.

O administrador de empresas Lucas Dázio, irmão de Ane, ressaltou a importância do concurso para manter viva a tradição e dar visibilidade ao trabalho desenvolvido ao longo do ano pelos grupos juninos. “Pelo fato de sermos nordestinos, é algo que a gente precisa apoiar, porque faz parte da nossa região e da nossa tradição. Nós temos que dar cada vez mais valor”, considerou.

O aposentado Manoel Vitorino, que mora no Rio de Janeiro, aproveitou a passagem por Aracaju para conhecer o concurso de quadrilhas e falou sobre a ligação afetiva que mantém com a cidade natal e com as tradições da região. “Mesmo morando há mais de 40 anos no Rio, eu amo Aracaju e, sempre que posso, volto. É a primeira vez que acompanho o concurso do Arranca Unha, e ver essa tradição de perto é muito importante, porque faz a gente lembrar das raízes e valorizar ainda mais a cultura nordestina”, comentou.

Juninas

Entre os participantes das juninas, o sentimento predominante era de entusiasmo. O quadrilheiro Edly Gustavo Santos Nunes, do grupo Unidos em Arrasta Pé, resumiu a experiência como um mix de emoção, enquanto Isa Silva Santos, da mesma agremiação e que participa pela primeira vez do concurso, falou da ansiedade e da confiança para a estreia. As falas refletiram o clima que tomou conta da abertura do Arranca Unha: uma mistura de nervosismo, alegria e orgulho de fazer parte de uma das expressões culturais mais fortes do São João sergipano, sobretudo após a entrega da primeira etapa de revitalização dos espaços culturais de Sergipe. 

“É uma sensação muito boa, um verdadeiro mix de emoção. A gente se diverte, conhece pessoas e vive momentos que ficam na memória”, declarou Edly. “Eu sempre gostei de dançar quadrilha desde pequena, mas essa é a minha primeira vez competindo. No começo bateu um nervosinho, mas agora estou relaxada e confiante”, disse Isa.

Para quem vive o concurso de dentro da arena, a preparação é intensa e carrega um forte valor afetivo. Integrante da quadrilha Rala Rala, de Maruim, Amália Santos Soares, de 27 anos, contou que está há dois anos no grupo e disse que a apresentação deste ano traz um enredo inspirado na história do engenho, com referências à colheita da cana, ao moinho e à transformação da matéria-prima em açúcar. Ela também destacou a emoção de participar da junina. “É muito gratificante participar dessa junina maravilhosa. É uma família, um celeiro de amor”, resumiu. 

A presidente da Liga das Quadrilhas Juninas de Sergipe, Pinky Manuela Barbosa, destacou que o Arranca Unha é um dos concursos mais aguardados do calendário e informou que a competição segue critérios técnicos de avaliação, observando aspectos como marcador, casamento, repertório, animação, figurino e evolução. Ela também ressaltou a importância do incentivo público para que os grupos consigam manter as atividades e levar ao público apresentações cada vez mais elaboradas. “A gente sabe o quanto é difícil para as quadrilhas entregar esse espetáculo, porque envolve muito tempo, muito dinheiro e muita dedicação. É um trabalho do ano inteiro, feito com muito amor pelo que eles fazem”.

Com a abertura oficial do concurso, o Arranca Unha reafirma a importância como vitrine das quadrilhas juninas e como espaço de valorização da cultura nordestina em Sergipe. Ao investir na realização do evento, o Governo do Estado contribui para manter viva uma tradição que movimenta comunidades, fortalece grupos culturais e preserva uma das manifestações mais emblemáticas do período junino.

Participaram desta primeira classificatória as quadrilhas Unidos em Arrasta Pé, de Lagarto; Rala Rala, de Maruim; Festa na Roça, de Itaporanga; Acenda a Fogueira, de Estância; Flor do Sertão, de Poço Verde; Luar do Sertão, de Brejo Grande; e Século XX, de Aracaju. 

Fonte: Secom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *