A Universidade Federal de Sergipe contará com mais um curso de pós-graduação a partir de 2024. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou o funcionamento de um Doutorado Profissional em Ciência da Informação na UFS, o primeiro desse tipo no Brasil.
“É um marco para a área de Comunicação e Informação no país, por ser o primeiro doutorado profissional da área no Brasil, além de ser o primeiro doutorado profissional autônomo da UFS, o que é um orgulho para toda a comunidade acadêmica que luta diariamente pela excelência universitária”, disse o professor Vinicios Souza de Menezes, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI).
O curso contará com 12 docentes, sendo dez permanentes e dois colaboradores, e terá área de concentração em Ciência da Informação e Sociedade, com duas linhas de pesquisa: (1) Informação, sociedade e cultura e (2) Organização, gestão, comunicação e uso da informação.
Para o pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa (Posgrap), professor Lucindo Quintans, o curso é uma conquista histórica para a UFS e “fortalece áreas estratégicas do conhecimento humano na universidade e se torna mais uma opção para que a sociedade sergipana possa qualificar seus melhores quadros em áreas basilares para o desenvolvimento de Sergipe, tais como a área das ciências da informação.”
A primeira seleção do Doutorado Profissional será aberta para um total de oito discentes, e há a expectativa de que seu cronograma seja divulgado ainda para o primeiro semestre, a depender da resolução de outros trâmites internos do Ministério da Educação (MEC).
Fortalecimento da pós-graduação
O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação foi criado em 2017, e desde então já formou 63 alunos em nível de mestrado. Ele é um dos 59 programas de pós-graduação Stricto Sensu da UFS. Hoje, a instituição conta com 46 cursos de mestrado acadêmico, 11 mestrados profissionais, 22 doutorados acadêmicos e 2 doutorados profissionais, incluindo o recém-aprovado em Ciência da Infomação. Além disso, deu início este ano ao seu primeiro doutorado internacional.
O responsável pela Coordenação de Pós-Graduação (COPGD), Gladston Santos, avalia que a aprovação do Doutorado Profissional em Ciência da Informação “é fruto de um trabalho intenso e dedicado dos docentes que compõem o PPGCI, os quais fizeram com que o programa e a UFS chegassem a essa conquista. Isso mostra a consolidação da nossa pós-graduação frente ao cenário nacional”.
A mesma opinião é compartilhada pela professora Martha Suzana, diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) e também docente do PPGCI. Ela definiu o programa como “pequeno notável da UFS, mas grande em sua visão de futuro”. E frisou que “o potencial da proposta e a dedicação do nosso corpo docente e discente fizeram a diferença nesse resultado”.
Fonte: Ascom UFS