Contando com o apoio do Governo do Estado, o Pré-Caju 2023 começou na sexta-feira (3), e continua até hoje (5), na Orla da Atalaia, em Aracaju. De acordo com a organização do evento, a maior prévia carnavalesca do Brasil deve atrair cerca de 400 mil foliões durante os três dias de festa. São turistas de vários estados – e até de fora do país – que vêm para curtir a programação que envolve shows no Camarote Aju, montado próximo ao Espaço Sobre as Ondas, e os desfiles dos blocos, cujo percurso é a Avenida Santos Dumont, com início na Passarela do Caranguejo em direção ao Farol da Coroa do Meio.
O secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, destaca o comprometimento do governador Fábio Mitidieri em impulsionar o turismo ao apoiar a realização de inúmeros eventos. Sobre o Pré-Caju, em especial, ele ressalta tratar-se de uma festa com grande dimensão, que atrai pessoas do Brasil inteiro, fomentando a atividade turística e movimentando, assim, toda a cadeia produtiva do estado. “A intenção é que os turistas que visitam Sergipe, além de aproveitarem a prévia carnavalesca, também conheçam as nossas belas praias, as delícias da nossa gastronomia e tudo o mais que o turismo de Sergipe tem a oferecer”, ressaltou.
O casal Dan e Jemi Uedell veio da Austrália para conhecer o estado e ficou surpreso com a movimentação na Orla da Atalaia, onde acontece o Pré-Caju. “Nossa vinda ao Brasil foi especialmente para conhecermos o Nordeste. Chegando a Sergipe, ficamos encantados com Aracaju, ainda mais porque, por coincidência, está acontecendo esse evento. Está sendo muito legal curtir essa festa tão animada e com músicas bem diferentes. Além disso, as pessoas aqui são muito agradáveis, a cidade, bem-organizada, e isso nos deixa bem à vontade, porque nos sentimos seguros”, disse Jemi, que, na verdade, é chilena e fala português fluentemente.
Ao elencar uma série de características positivas, o australiano Dan Uedell elogiou Sergipe e destacou que gostou muito de provar as caipirinhas, especialmente a de cajá, fruta que não conhecia. Além de se agradar com o clima quente, ele também aprovou o preço dos produtos, desde os serviços contratados até a gastronomia, que, segundo ele, são “baratinhos”. “Gosto de caipirinhas, mas essa que provei tem um sabor especial, bem diferente do que conheço. Desde que chegamos, em tudo o que estamos consumindo, os valores cobrados são justos e bem acessíveis. Além disso, onde moramos faz muito frio, então, esse clima quente daqui é bem gostoso. Estamos gostando muito”, afirmou.
De Vitória da Conquista, na vizinha Bahia, Filipe Oliveira disse que tem amigos em Aracaju, mas ainda não conhecia a cidade. Como gosta de participar de micaretas pelo Brasil, faltava conhecer o Pré-Caju. “Vim para conhecer Aracaju e o evento, e estou amando as duas coisas. Estou com uma turma bem-animada, e por aqui não falta disposição. Quero aproveitar de tudo um pouco – e da melhor maneira possível – no camarote, em blocos e na pipoca”, frisou.
Fonte: Secom