Três técnicas para análise e resolução de problemas

Acrizio Campos – DRT 2813/SE
acriziocampos@gmail.com

Caro leitor,

Diante das mudanças constantes no cenário político, econômico, administrativo e jurídico, organizações buscam cada vez mais profissionais com habilidades para trabalhar com ferramentas administrativas, que podem contribuir na efetividade do trabalho em equipe, classificação, priorização, organização e análise de dados.

No domínio dessas ferramentas, aprende-se também a buscar o caminho da melhoria contínua, o que proporciona uma melhor compreensão das causas dos problemas e, consequentemente, um caminho técnico para a tomada de decisões.

Entre as diversas ferramentas existentes para identificar e analisar problemas, discorreremos, aqui, sobre três das mais difundidas:

1) O PDCA, é um método na tomada de decisão para gerar resultados positivos, cujo aprendizado, está fundamentado em 4 pilares:

 Planejamento – identifica as ações, seus desdobramentos, duração e recursos necessários, com o objetivo de executar da melhor forma uma tarefa.
 Desenvolvimento – executa as ações estabelecidas no planejamento e treina os envolvidos. Tudo deve estar de acordo com o planejado, para evitar eventos não previstos que afetem ou possam afetar negativamente o processo.
 Checagem – monitora a execução das ações. Os resultados são comparados com o planejado para confirmar a efetividade da ação. Se deu certo, padroniza. Se deu errado, volta a observar e revisar o processso.
 Ação corretiva – ajusta as irregularidades verificadas no processo.

2) O Brainstorming ou “tempestade de ideias”, consiste em uma dinâmica de grupo na qual as pessoas, de forma organizada e com oportunidades iguais, opinam sobre determinado assunto. Associada à criatividade, o objetivo é propor o maior número possível de ideias, acerca de um tema previamente selecionado.

Formada a equipe de trabalho, os participantes se reúnem em torno de uma mesa e um deles registra o maior número das ideias sugeridas, que devem estar isentas de críticas ou censuras, mesmo que pareçam sem sentido. Ao concluir, é realizada análise do material anotado, agrupando pela semelhança de conteúdo. Em seguida, prioriza-se as melhores respostas e implementa-se as ações cabíveis.

3) O Diagrama de Causa e Efeito é uma representação gráfica para encontrar a relação entre CAUSA e EFEITO de determinada situação problema.

Causa: são os motivos que levam a alcançar um determinado efeito. Efeito: resulta no que se espera obter. O problema surge quando o efeito é indesejável e a causa é desconhecida. De acordo com essa ferramenta, as causas podem ser decorrentes de: 1. matéria-prima utilizada; 2. das pessoas envolvidas com o processo; 3. uso de máquinas, equipamentos ou ferramentas; 4. do método, procedimentos e instruções usadas; 5. do meio ambiente onde ocorre o processo; 6. das medidas utilizadas para aferir os resultados obtidos.

Na fase do processo decisório, cada um desses itens deve ser detalhado e analisado para identificar quais as principais causas que podem ter influenciado a ocorrência do efeito indesejado.

Acrizio Campos é Advogado, Pós-Graduado em Direito
Previdenciário, Direito Civil/Empresarial e Direito Constitucional
Aplicado; Bacharel em Administração de Empresas com
Especialização em Gestão da Qualidade e Gestão Empresarial;
Jornalista e Consultor de Negócios (Indústria, Comércio e
Serviços).

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