A obra de reestruturação da avenida Tancredo Neves, executada pela Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), segue em ritmo intenso, principalmente porque o trabalho tem sido realizado não somente durante o dia, mas também à noite, das 20h às 5h. Além disso, a Emurb tem intensificado os trabalhos também nos finais de semana, garantindo uma maior agilidade no serviço e o avanço das etapas de fresagem e posterior colocação de uma nova camada de asfalto. Graças ao trabalho diuturno, o ritmo da obra tem sido acelerado em diversas frentes.
Durante a noite, as equipes realizam serviços de escavação do pavimento e de remoção da massa asfáltica antiga para posterior aplicação de uma nova, formada por brita graduada. A avenida Tancredo Neves conta com 15 km de extensão – considerando os dois sentidos da via – e seu processo de reestruturação vai muito além do recapeamento asfáltico. O projeto da obra contempla também a recuperação da rede de drenagem pluvial, melhoria de passeios e ciclovias, nova sinalização viária e implantação de acessibilidade.
Para isso, a Prefeitura de Aracaju está investindo R$ 26,6 milhões para concretizar a obra, que são uma contrapartida ao financiamento realizado junto ao Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), que viabilizou R$ 500 milhões em recursos para a realização de 24 obras estruturantes e de mobilidade urbana para a capital sergipana, no âmbito do programa “Aracaju Cidade do Futuro”.
Secretário municipal de Infraestrutura e presidente da Emurb, Sergio Ferrari destaca a necessidade da realização dessas melhorias. “A Tancredo Neves não era recapeada há quase 23 anos. É a avenida mais movimentada da cidade, que recebe um fluxo que vem de todo o Estado e distribui por boa parte de Aracaju, o que faz da sua reestruturação uma obra grandiosa, que promove um benefício enorme para a população da capital e do interior”, afirma.
Trânsito
Desde o início da obra na Tancredo Neves, carros, motos, caminhões e ônibus estão dividindo espaço com máquinas e trabalhadores. Para que o trânsito flua adequadamente, a SMTT fez um planejamento no qual os agentes de trânsito seguem atuando durante dia e noite no local. Para minimizar os impactos da obra no trânsito, a SMTT realiza alterações planejadas em diversos trechos da via, de modo a garantir as melhores alternativas, entre rotas, bloqueios e sinalização, auxiliando os motoristas no momento em que a avenida estiver com um fluxo mais lento devido às intervenções.
“Estamos fazendo uma comunicação prévia com a sociedade para avisar que haverá lentidão, dar rotas alternativas, além de informar sobre as alterações no transporte público. É muito importante a população se apropriar dessas informações, sobretudo para quem utiliza o transporte coletivo. Os agentes de trânsito estarão posicionados, mas é importante que os aracajuanos saiam mais cedo de casa, sejam pacientes e respeitem a sinalização. É uma obra que precisa de cautela, mas com programação vamos vencer essa etapa e ter um grande benefício para todos”, destaca o superintendente da SMTT, Renato Telles.
Fonte: AAN