Em alusão ao Dia Nacional de Combate à Dengue, instituído pela Lei nº 12.235/2010, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Aracaju realizou neste sábado (18), um mutirão de conscientização e orientação sobre os cuidados que a população deve manter para impedir a proliferação do mosquito e, consequentemente, das doenças provocadas por ele. A ação aconteceu a partir da Unidade de Saúde da Família (USF) Francisco Fonseca, no bairro Palestina.
Ao longo da semana, a SMS realiza, na terça-feira (21) e quarta-feira (23), na Emef Dr. Carvalho Neto e na Emef Jaime Araújo, respectivamente, palestra com o intuito de enfatizar a importância do combate ao mosquito Aedes Aegypt. Na sexta-feira (25), também será realizado um outro mutirão de combate ao Aedes aegypti, desta vez no bairro Porto Dantas, seguindo critérios padronizados como o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) e o monitoramento de casos de arboviroses.
Este mutirão visa fortalecer a conscientização da comunidade, envolvendo a participação ativa da população e a adoção de medidas preventivas. De acordo com o coordenador do Programa de Controle do Aedes (PMCA), Jeferson Santana, a conscientização é o principal caminho para a solução do problema.
O gestor enfatiza que as atividades promovidas pela SMS para evitar a proliferação do mosquito são baseadas na importância do trabalho conjunto com a população aracajuana para que os focos de armazenamento de ovos do mosquito sejam sempre eliminados.
“Ao longo do ano, sempre realizamos ações de combate ao mosquito. Durante essa semana, essas ações são intensificadas a fim de reforçar os cuidados que a população deve ter dentro de casa para impedir a proliferação. Montamos uma programação que está sendo iniciada hoje e a partir da próxima semana estaremos realizando palestras para tentar mobilizar o maior número de pessoas. É um momento de sensibilização e contamos com a participação da comunidade dos bairros”, explica Jeferson.
Para João Victor Oliveira, as ações realizadas pela Secretaria Municipal da Saúde são sempre muito fundamentais e mostram a importância dos cuidados preventivos. “Essas ações são muito importantes e sempre nos influenciam. Quando um vizinho cuida da sua casa, mostra que ele se importa com a saúde também da comunidade e das pessoas ao seu redor. Isso influencia positivamente”, declara.
A dona de casa Darcy Oliveira, residente do bairro Palestina, diz que “manter a casa limpa, com os cacos de plantas sempre cuidados e sem água parada, sempre colocando areia, evita a proliferação e protege das doenças”.
“Eu estou sempre busco manter minha casa limpa e seguindo as regras de saúde. Eu sei que isso ajuda a nos proteger e também protege nossos familiares. Acho muito importante falar com as pessoas sobre isso”, conta.
Fonte: AAN