Um plenário lotado comemorou os 62 anos do Banese durante uma Sessão Especial na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) na manhã desta segunda-feira (13). De autoria do vereador Elber Batalha (PSB), a homenagem foi prestigiada por funcionários, autoridades e também contou com o som da Orquestra Jovem de Sergipe, que faz parte de um dos projetos do banco.
O Banco do Estado de Sergipe foi fundado no dia 13 de novembro de 1961. Antes chamado de Banco de Fomento Econômico (Banfese), ele foi criado no governo de Luiz Garcia. Entre as inovações recentes, tem a atualização dos meios para os seus clientes com cartão de crédito Banese Card, maquineta própria e diversas vantagens. Além dos programas de incentivo à cultura com o Instituto Banese há 14 anos, através do Museu da Gente Sergipana, Largo da Gente Sergipana e Centro de Memória Digital, localizado na cidade de Simão Dias. Entre outros.
Na oportunidade, dados foram apresentados através da diretoria que destacou os números dos últimos anos. A atuação é agora nacional, a aceitação do cartão, além de serviços diversos como acúmulo de milhas para viagens ou compras. Atualmente, mais 450 mil clientes são assistidos apenas pelo cartão e quase 1 milhão pelo banco, sendo conta corrente e poupança, correspondendo a 48% da população economicamente ativa. A movimentação chega a R$ 3 bilhões anuais apenas pelo cartão do banco.
Para Elber, o Banese em todos esses anos, tem uma grande responsabilidade na vida da população. “O Banese, além de um banco, é um grande agente de fomento do desenvolvimento, da empregabilidade e geração de renda e própria cultura dos sergipanos. Ele que tem uma história extremamente relevante para o micro e pequeno empreendedor, tem algo muito forte também com o Instituto, através dos projetos sociais em comunidades como o Santa Maria e tantas outras ações”, comentou.
Ainda segundo o parlamentar, a atual gestão gera ainda mais expectativa de novidades para todos. “Nessa nova administração com Queiroz, estão fomentando e intensificando esse braço do Banese na cultura sergipana. Além disso, diversifica os produtos que o banco disponibiliza para o povo sergipano. Torcemos para que cada vez mais, ele seja efetivamente uma agência de fomento do desenvolvimento”, disse.
O presidente Marco Antônio Queiroz, ressaltou alguns feitos do banco até aqui. “São 62 anos de projetos para as famílias sergipanas. O Banese é muito mais que um banco, é ativo para a nossa cultura. Temos mais de 2.500 obras, um museu, um largo, centro de memória e muito mais. Isso faz com que o banco que sobreviveu às privatizações, estando entre os cinco bancos estaduais vivos no Brasil, seja um banco essencial”, detalhou.
Ainda em seu discurso, Queiroz agradeceu ao vereador pela sessão. “Elber, o senhor faz parte dessa história e é um dos que mais defendem o nosso banco nas redes sociais. O senhor não está fazendo só na palavra, mas dando o exemplo. Quero te agradecer muito em nome do Banese”, falou pedindo palmas em forma de gratidão.
Representando o governo do estado, a secretária da Transparência, Silvana Lisboa, lembrou da empolgação com o crescimento do banco. “O governador é um defensor de que o Banese continue como banco estadual, já que reconhece a importância do trabalho de todos os baneseanos. Agora, com a liderança de Queiroz, o desejo é de que ele se fortaleça cada vez mais e os sergipanos tenham orgulho de ter um banco”, declarou.
Ézio Déda, diretor superintendente do Instituto Banese, salientou o papel social que vem sendo realizado ao longo desses anos. “O Banese é um marco de investimentos na cultura e na responsabilidade social, tendo em vista o Instituto que faz 14 anos agora e os 12 do Museu da Gente Sergipana. Ainda temos a Orquestra Jovem, o Largo da Gente Sergipana, o Centro de Memória Digital de Simão Dias e agora, um elenco de projetos que o Banese fez para o governo, através do BNDES. Todos que contribuem também para a cultura e o turismo”, explicou.
Adilson Azevedo, novo presidente do Sindicato dos Bancários, fez questão de marcar presença na ocasião e parabenizar. “Quero cumprimentar o vereador Elber pela grande homenagem ao Banese neste dia. O Banese é fundamental para o desenvolvimento do nosso estado, não podemos negar. Lembro de tudo que já passamos para chegar até aqui. Viva o banco do estado de Sergipe”, afirmou.
Participaram ainda, membros de setores do banco e representantes da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Sergipe (OAB/SE).