Sergipe tem grande variedade de atrativos para curtir o verão

O verão teve início na sexta-feira, 22 de dezembro. Para quem quiser curtir a estação mais quente do ano, Sergipe tem muito a oferecer quando se fala em atrativos naturais e culturais, além da gastronomia e de eventos, tanto na capital, Aracaju, quanto no interior do estado. Vale destacar o Verão Sergipe 2024, que acontecerá entre os dias 12 de janeiro e 12 de fevereiro nos litorais sul e norte e no sertão sergipano.

Na opinião do secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, o verão em 2024 será memorável, pois o governo está se preparando de forma especial para a alta temporada. Segundo ele, a realização de eventos e programações culturais prometem agradar visitantes e turistas, com direito a todo o aconchego e a hospitalidade que só Sergipe proporciona. “Pretendemos, dessa forma, promover o estado de Sergipe como um destino onde é possível aproveitar uma variedade de programações, incluindo passeios históricos e culturais, diversidade gastronômica, belas praias, roteiros religiosos e muito mais”, ressalta.

A sugestão inicial para curtir o verão, obviamente, é se refrescar nas praias sergipanas, como a da Atalaia, em Aracaju, cuja extensa orla propicia, ainda, equipamentos de lazer, atividades esportivas e deliciosa gastronomia na Passarela do Caranguejo, um corredor de bares e restaurantes. Neles, são servidas iguarias, como moquecas de camarão, pastéis de aratu e caranguejo uçá, patrimônio cultural e imaterial de Sergipe. Ainda na Orla da Atalaia, é possível se encantar com a Vila do Natal Iluminado, o mais novo atrativo turístico do estado, que continua até o dia 2 de janeiro.

Mais adiante, ao longo da orla marítima da capital, há mais opções de praias para os turistas e visitantes conhecerem: Aruana, Mosqueiro, Robalo, Refúgio e dos Náufragos. E, na Orla Pôr do Sol, um dos cartões-postais da capital, a dica é apreciar o entardecer depois de praticar stand up paddle, por exemplo.

Verão Sergipe 2024

Após dez anos de interrupção, o Verão Sergipe retorna com força total e proporcionará a visitantes e turistas uma programação diversa, com direito a competições esportivas, apresentações de grupos folclóricos, exposição e feira de artesanato e shows artísticos com atrações sergipanas e nacionais.

O evento tem início na Praia da Caueira, no município de Itaporanga D’Ajuda, de 12 a 14 de janeiro. No final de semana seguinte, será a vez de Ponta dos Mangues, em Pacatuba, na região do baixo São Francisco, receber a iniciativa do Estado, entre os dias 19 e 21. Canindé do São Francisco, no alto sertão sergipano, por sua vez, será cenário para o Verão Sergipe entre os dias 26 e 28 de janeiro.

Em fevereiro, nos dias 2, 3 e 4, Pirambu, no leste sergipano, receberá o evento. No Carnaval, entre 10 e 12, a programação é na Praia do Abaís, em Estância, no sul do estado.

O Verão Sergipe é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria Especial da Comunicação (Secom) em colaboração com a Secretaria de Estado do Turismo (Setur), Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem) e Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel).

Ainda no interior

Outra boa sugestão para curtir no interior sergipano é visitar a Praia do Saco, em Estância, a 70 quilômetros da capital, na divisa com a Bahia. Com mar de águas cristalinas e de tons esverdeados, areia fina e clara, coqueiros, dunas, rio e até mangue, ela foi eleita uma das cem praias mais bonitas do mundo, segundo a revista francesa Grands Voyageurs. Nela, o turista tem opções de passeios de lancha até as ilhas do Sogro e da Sogra, bancos de areia formados na maré baixa, e a Ponta do Saco, onde o mar encontra o Rio Real, passando pelos manguezais.

Indo para o alto sertão, a dica é visitar o Cânion de Xingó, em Canindé do São Francisco. Situado a 213 quilômetros de Aracaju, o paredão de rochas areníticas é como uma moldura gigantesca que embeleza ainda mais o Rio São Francisco. Com 65 quilômetros de extensão e paredes rochosas de até 50 metros de altura, é o quinto maior cânion navegável do mundo. Há, ainda, a Rota do Imperador, um passeio realizado a bordo de um catamarã pelas águas do Velho Chico, iniciado em Santana do São Francisco, passando por Neópolis, ambos municípios sergipanos, e Penedo, em Alagoas.

Cultura sergipana

Vale destacar que imergir na cultura sergipana também é uma boa opção para quem quer aproveitar o verão no estado. Entre as sugestões em Aracaju, o Museu da Gente Sergipana, o Largo da Gente Sergipana, bem em frente ao museu, os antigos mercados Thales Ferraz e Antônio Franco, o Mercado Setorial Maria Virgínia Franco (antigo Albano Franco), e muito mais.

Noticias Relacionadas

Categorias

ACESSE TAMBÉM

colunas e artigos

A Pokante No Ar

Aida Brandão

Meio Ambiente

Thiago Carlindo

Redes Sociais

Abrir bate-papo
Povão Jornal 35 Anos
Olá 👋
Em que podemos ajudar?