Sergipe tem 1° laboratório que analisa água para hemodiálise e ar climatizado artificialmente

Clínicas e hospitais de Sergipe que realizam serviços de hemodiálise não precisarão mais enviar amostras da água utilizada no procedimento para serem analisadas em laboratórios fora do estado. Chegou a Aracaju o Laboratório de Análises de Água e Efluentes (LabLaae), o primeiro do território sergipano que analisa a água utilizada nesse processo, atendendo às diretrizes da RDC nº 11, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A RDC dispõe sobre os requisitos de boas práticas de funcionamento para os serviços de Diálise, e dá outras providências. Outra atividade inédita no estado oferecida pelo LabLaae é a aferição da qualidade do ar interior em ambientes climatizados artificialmente de uso público e coletivo, cujo desequilíbrio pode causar agravos à saúde dos ocupantes do espaço, como alerta a Resolução 09/2003 da Anvisa, que trata sobre o tema.

“Ter um laboratório aqui no estado garante mais agilidade na entrega dos resultados das análises, além de oferecer mais segurança e confiabilidade ao resultado, pois a coleta do material será feita por uma equipe totalmente capacitada. Isso sem falar no fato de que o transporte do material para outros estados pode oferecer risco de corromper a amostra, e resultar em um laudo equivocado”, explica a coordenadora do LabLaae, a mestre em Biotecnologia Industrial, e microbiologista clínica e ambiental, Renata Rego.

O DNA do laboratório

O LabLaae, maior rede de laboratórios de análise de água, efluentes e alimentos do país, é nascido em Minas Gerais, está no mercado há mais de 20 anos e presente em 11 estados brasileiros. A franquia foi trazida para Sergipe através da parceria entre Renata Rego e o Grupo GA. Ambiental, referência em licenciamento ambiental, principalmente, de áreas consideradas sensíveis e/ou paradisíacas.

O laboratório possui acreditação INMETRO e reconhecimento pela Rede Metrológica do Rio Grande do Sul na Norma ISO IEC 17025, com um dos maiores escopos de acreditação em todo o Brasil. Ser acreditado por essa Norma é a garantia de que os testes são realizados de acordo com padrões internacionalmente aceitos, o que garante maior rastreabilidade, precisão e mais segurança para os clientes.

“Temos trabalhado para oferecer ao estado de Sergipe a mais completa e excelente prestação de serviços na área ambiental. O Grupo GA já é referência quando se trata de laudos e licenciamentos ambientais, e com a chegada do LabLaae, passamos a oferecer ainda mais condições para que o meio ambiente seja respeitado, bem-tratado, a população possa viver em um ecossistema com equilíbrio e o estado se desenvolva economicamente dentro dos princípios ambientais e de sustentabilidade”, comenta Gabriela Almeida, presidente do Grupo GA Ambiental.

Ampla gama de análises

Além de trazer para Sergipe essas duas análises, antes inexistentes no estado, o laboratório também faz estudos físico-químicos e microbiológicos em água bruta, tratada, superficial e efluentes (resíduos gerados por meio das atividades humanas e industriais); em alimentos e no solo.

Realiza, ainda, análise para detecção de coliformes totais e termotolerantes; contagem total de bactérias e fungos; endotoxinas bacterianas; demanda química e bioquímica de Oxigênio, metais pesados, fenóis, compostos orgânicos, potabilidade completa; identificação e determinação de níveis aceitáveis de poluentes e contaminantes no ar, água, solo, alimentos e bebidas.

Quem se beneficia com os serviços do LabLaae

Vários são os segmentos que precisam seguir à risca às determinações, normas e legislações ambientais, a exemplo das indústrias (em geral), hotéis, clínicas e hospitais, postos de combustíveis, áreas agrícolas e pecuárias, condomínios, resorts, restaurantes, e instituições de ensino, entre outros, sendo esse o público-alvo do laboratório.

A rapidez na entrega dos laudos é outro diferencial do LabLaae, uma vez que as análises físico-químicas são liberadas em até oito dias úteis, e as microbiológicas em até seis dias úteis. O laboratório funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações podem ser obtidas através dos telefones (79) 9.9963-0122 / 9.9963-6136, e pelo e-mail lablaae.aracaju@gmail.com

Noticias Relacionadas

Categorias

ACESSE TAMBÉM

colunas e artigos

A Pokante No Ar

Aida Brandão

Meio Ambiente

Thiago Carlindo

Redes Sociais

Abrir bate-papo
Povão Jornal 35 Anos
Olá 👋
Em que podemos ajudar?