A geração de emprego e renda em Sergipe segue em crescimento contínuo, é o que revela os dados divulgados pelo Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), do Ministério do Trabalho, nesta terça-feira (28). O mês de outubro terminou com a abertura de 1.603 postos de trabalho. No acumulado do ano (com ajuste), foram criadas 12.436 vagas. O estoque de empregos no mês ficou em 309.237 vagas.
O coordenador do Observatório de Sergipe, Ciro Brasil, responsável pela análise dos dados, afirmou que Sergipe bateu recorde ao alcançar mais de 300 mil postos de trabalho com carteira assinada. “É um recorde na série histórica da nova metodologia do Caged, que começou em 2020”, reforçou.
Entre os cinco setores observados, todos encerraram o mês de outubro com saldo positivo, com a criação de 706 empregos com carteira assinada. O setor de Serviços foi quem mais contribuiu para o desempenho do mercado de trabalho, na sequência, Comércio (309), Construção (283), Indústria (182) e Agropecuária (123).
O setor de Serviços foi impulsionado, sobretudo, pelas atividades de teleatendimento (173), serviços de escritório e apoio administrativo (98), atividades de atenção à saúde humana (80) e transporte terrestre (74). No Comércio, o destaque foi o varejista, mais especificamente, os de calçados (52) e os de mercadorias em geral, com predominância para minimercados, mercearias e armazéns (48).
A Construção destacou-se com serviços especializados (143) e construção de edifícios (135). A indústria teve sua performance ressaltada pelas atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural (46) e fabricação de biocombustíveis (44). Os municípios que mais geraram empregos no mês foram Aracaju (602), Nossa Senhora do Socorro (251) e Capela (121).
O secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo, Jorge Teles, afirmou que a constante na geração de empregos é resultado de um ambiente de negócio saudável proporcionado pela atual administração estadual. “Todos esses resultados experimentados, são fruto do trabalho incansável do Governo de Sergipe na criação de um ambiente de negócio para que as empresas possam se instalar aqui no Estado, e para que as empresas que já estão possam desenvolver suas atividades sem entraves”, disse.
Jorge Teles também ressaltou que o fortalecimento do Turismo no estado tem contribuído significativamente com esse crescimento. “Com todos os investimentos feitos na área para a atração de turistas, Sergipe vem batendo recorde mês após mês no aumento de passageiros no Aeroporto de Aracaju. É visível o aumento de turistas a partir da criação de novos eventos, a exemplo da Vila do Forró e da Vila do Natal Iluminado, que acontece agora, a partir do mês de dezembro. Assim como, com a atração de diversos eventos esportivos e culturais, que vêm sendo realizados aqui no estado”.
Fonte: Secom