Sergipanos relatam suas experiências no projeto ‘Qualifica Sergipe’

A ação ‘Qualifica Sergipe’ está ampliando a oferta de capacitação profissionalizante aos sergipanos em diferentes municípios. Implementado pelo Governo de Sergipe, por intermédio da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), a ação tem levado a formação para onde o público mais precisa.

Abrangendo diversificadas áreas, desde a confeitaria, marcenaria, mecânica, passando pela confecção, costura e modelagem entre muitas outras, os cursos se adequam às potencialidades de cada região, buscando atender as reais necessidades de mão de obra destes municípios.

Ciente das demandas profissionais apresentadas pelo mercado de trabalho, a Seteem ampliou a oferta de qualificação profissionalizante, para a inserção e a reinserção de trabalhadores nos postos de trabalho. Atualmente são parceiros do Governo neste projeto o Ministério do Trabalho e Emprego, órgão vinculado ao Governo Federal, e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/SE), além das prefeituras municipais que dão seu apoio.

Da capital ao interior

A empreendedora Clediane Rocha Ribeiro participou de um dos cursos de confeitaria disponibilizado em Aracaju e já está produzindo alguns doces. Ela conta que ficou sabendo da qualificação por meio das redes sociais e depois se encorajou a participar após relatos positivos de suas amigas, que também participaram de capacitações anteriores.

“Eu produzo brownie, faço brigadeiro, faço bolo também. E o que eu estou buscando aqui é qualificação. Os pontos certos das receitas, o ponto certo do chocolate. A questão da manipulação, mesmo, dos alimentos que eu não estava sabendo, a professora ensina aqui muito bem. A questão de abrir um produto, você bota a data que abriu até a outra data que você vai usar, e isso impacta na qualidade, no sabor”, conta satisfeita.

Além da produção e manipulação dos doces, o curso também mostra como apresentar um produto de forma mais atrativa para o futuro cliente, já com a visão da geração de renda.

Para o instrutor do curso de mecânica, Adilson Rodrigues, que está sendo realizado em Itaporanga, um dos pontos fortes do ‘Qualifica Sergipe’ é a descentralização dos cursos além da capital, também para o interior do estado.

“Noventa por cento dos alunos hoje que estão frequentando esse curso são do interior. A gente tem aqui pessoas que são muito jovens, que estão prestes a entrar no mercado de trabalho, mas tem pessoas que já têm muita experiência no mercado de trabalho, com anos de experiência. Então, a importância de qualificação nesses diferentes sentidos, tanto para o interior quanto para as diferentes idades, diferentes gerações e eu fico feliz que vem à procura desse conhecimento”, conta, destacando a força de vontade e o desejo.

Além do incentivo à formação profissional dos sergipanos, o ‘Qualifica Sergipe’ também fomenta o potencial de cada região através de cursos estratégicos para cada local.

Oportunidade

Para a artesã Rafaela Passos, da cidade de Estância, a qualificação em uma área na qual já atuava, significa maior valorização de seu trabalho junto ao consumidor.

“Eu tenho como base o artesanato, fazer ele com qualidade, com aquele capricho, né? E a pessoa dá mais valor àquele artesanato com o acabamento perfeito. E a qualificação, para mim, é importante devido a isso. Porque a pessoa vê que você se qualificou. Chegou no seu estabelecimento de trabalho e viu que aquilo ali está perfeito. Eu gostei muito que o Governo e o Senai trouxeram essa oportunidade pra gente, porque aqui na nossa cidade não tem um local que a gente se qualifique para fazer esse tipo de coisa. Eu me sinto privilegiada, porque antes a gente não tinha essa oportunidade”, relata a artesã.

Rafaela, assim como os demais que buscam se qualificar, sabem que o mercado exige preparação, seja qual for a função a ser desempenhada. “É essa questão que hoje tem que ter a qualificação, por mais que você saiba fazer, exercer aquela profissão, mas você tem que ter uma qualificação e tem que ter um certificado”, completa, consciente.

Atualização

Foi através das redes sociais que a esposa de Celson Roberto José da Silva ficou sabendo da oportunidade do ‘Qualifica Sergipe’ e disse para ele ir se inscrever. Ele assim o fez no curso de mecânica, para atualizar os conhecimentos que já possuía, por trabalhar na área, há cerca de uma década.

“A modificação é grande. É muito grande. É muita coisa que o cara aprende aqui. Tem muitos macetes que o cara tenta fazer aqui e aprende melhor. Faz com mais facilidade. E por aí vai. Trabalho com moto há mais ou menos sete anos. Agora vou qualificar mais a oficina, comprar mais ferramentas de eletrônica que lá eu não tenho, como escâner, multímetro, isso aí tudo agora tem que ter lá”, conta Celson, que tem sua própria oficina, mas sabe que sempre é tempo de aprender um pouco mais.

“A verdade é que é bom sempre estar abrindo a mente, né? A pessoa acha que já sabe tudo, mas nunca sabe nada. Sempre é bom estar se atualizando no mercado de trabalho”, conclui o mecânico.

O futuro começou

O curso de informática que acontece em Japaratuba, foi a escolha do jovem Arthur Santos, de apenas 18 anos. Antenado com seu tempo, ele sabe que esta área é uma das que mais avançam e se renova continuamente. Com o desejo de acompanhar esta evolução, o estudante se inscreveu na qualificação.“Informática é um dos cursos que eu sempre quis e procuro bastante. Quero adquirir mais conhecimentos. Eu vejo que é um curso que o mercado de trabalho hoje em dia requer muito, requer muito mesmo, tecnologia, trabalhar com aplicativos, programas, websites, redes sociais. Hoje em dia é uma coisa que realmente está muito abrangente, eu quero seguir sendo o meu sonho principal. Mas, assim, o que eu acho é que é um curso que vale muito a pena. Quem quer muito entrar de cara em trabalhar com computadores é uma oportunidade muito boa. Dedicação tem que ter muita e é uma coisa que sempre a gente vai se atualizar, eu acho isso muito bom”, revela o jovem participante do ‘Qualifica Sergipe’.

Noticias Relacionadas

Categorias

ACESSE TAMBÉM

colunas e artigos

A Pokante No Ar

Aida Brandão

Meio Ambiente

Thiago Carlindo

Redes Sociais

Abrir bate-papo
Povão Jornal 35 Anos
Olá 👋
Em que podemos ajudar?