Nesta sexta-feira (24), a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, através da Secretaria Municipal da Educação, promoveu uma reunião ampliada com equipe do Departamento de Gestão da Educação e da Aprendizagem e técnicos dos demais departamentos da pasta, com o objetivo de discutir o planejamento para a Jornada Pedagógica 2025, momento que antecede o retorno das aulas nas escolas da rede municipal.
A Jornada Pedagógica reúne diretores, professores e técnicos, em um momento formativo, com o intuito de discutir estratégias, conteúdo e dinâmicas para o ano letivo que se inicia. A ação acontecerá uma semana antes do início das aulas, promovendo integração entre as equipes.
“Nossas equipes estão se preparando desde a primeira semana da gestão para levar aos nossos profissionais da Educação a nossa missão, que é de recompor a aprendizagem das nossas crianças. Nossos encontros e a Jornada Pedagógica serão muito importantes para que tenhamos uma integração entre todos que fazem a nossa Secretaria e para que possamos, juntos, trabalhar numa única linha de pensamento, levando acolhimento e um ensino de qualidade para todos os nossos alunos”, afirma a secretária da Educação, Adriana Carvalho.
Em 2025, os momentos formativos se dividem entre a jornada de estudos “gestores escolares em ação”, nos dias 27 e 28 de janeiro; já de 3 a 7 de fevereiro, os professores são acolhidos nas escolas para planejamento do ano letivo; e de 10 a 14 acontece a Jornada Pedagógica, com professores, diretores e equipe técnica da Secretaria Municipal da Educação.
“Os nossos diretores vão estar sempre, o tempo todo, presentes em todas as formações. De 3 a 7, eles vão receber os professores na escola, já fazendo planejamento e multiplicando a formação que eles vão ter nos dias 27 e 28 de janeiro. Aí, quando for nas semanas seguintes, os professores estarão conosco e nós daremos continuidade. A jornada não vai se resumir em apenas um dia, nem dois, mas em duas semanas de preparação para que, esse ano, toda a rede esteja alinhada, todos com um único foco, que é cuidar, alfabetizar e recompor a aprendizagem dos nossos alunos”, explica a coordenadora Pedagógica da Semed, Fabiana Araújo.
Este ano, a Jornada Pedagógica trabalhará com o tema “(Re)Aprendendo a esperançar: um novo olhar sobre a alfabetização e o futuro da educação socorrense”, tendo como eixos estruturantes a Formação Continuada, o Planejamento Estratégico e o Acompanhamento Intersetorial.
Fonte: Secom Socorro