A população aracajuana e os turistas que estiveram na festa da virada do ano, realizada na Praia da Cinelândia, na Orla da Atalaia, contaram com todo o apoio logístico e de infraestrutura oferecido pela Prefeitura de Aracaju, por meio dos seus diversos órgãos e secretarias municipais. Nesta edição, de maneira inédita, a festa do Réveillon aconteceu em dois dias seguidos. Segundo o levantamento oficial, cerca de 60 mil pessoas compareceram no dia 30 de dezembro, e 120 mil pessoas no dia 31, quando acompanharam a série de apresentações musicais nacionais e sergipanas, e assistiram ao show pirotécnico no momento da virada do ano.
O secretário da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, ressaltou a efetividade da operação através da ação integrada entre os órgãos da Prefeitura de Aracaju e Governo de Sergipe. “Planejamos antecipadamente cada detalhe da operação e, durante os dias de programação, executamos com efetividade todas as estratégias definidas. O resultado foi uma festa tranquila para todos os aracajuanos e turistas”, destacou.
Atuaram, conjuntamente, a Guarda Municipal de Aracaju (GMA), Polícia Militar de Sergipe (PMSE), Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) e o apoio da segurança desarmada e bombeiros civis. Além do grande efetivo, com aproximadamente 700 profissionais por noite, também foi empregado o aparato tecnológico que ampliou a capacidade de monitoramento e otimizou a atuação preventiva das equipes, com câmeras distribuídas em toda a área, recursos de reconhecimento facial e drones.
As equipes da Defesa Civil acompanharam a montagem da estrutura, verificaram pontos que poderiam ser melhorados em relação à segurança, verificaram a capacidade de lotação máxima de pessoas e atuaram no monitoramento da segurança estrutural da festa, ao longo dos dois dias de programação. Toda a estrutura recebeu reforços de estaiamento para assegurar estabilidade diante da incidência de ventos. “Verificamos o comportamento da estrutura durante a programação e utilizamos drone para monitorar a lotação da área da festa, assim como das estruturas montadas”, indicou o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo.
Já a GMA também atuou de maneira integrada com outros órgãos e garantiu a segurança do público. O comandante da corporação, subinspetor 2° classe Fernando Mendonça, afirmou que a festa foi bastante tranquila e que a segurança contou com o auxílio da tecnologia. “Tivemos mais de 300 guardiões trabalhando nas duas noites, com plataforma de observação de toda a arena, bem como a utilização da tecnologia, com a identificação facial e o auxílio do nosso drone para monitorar todo o entorno do evento. Contamos com câmeras dispostas em todos os locais e a base móvel de videomonitoramento, e tudo isso em uma operação integrada com a Polícia Civil e a Polícia Militar, de forma que as decisões foram tomadas de maneira colegiada”, explicou.
Turismo aquecido
A grandiosidade da festa do Réveillon 2024 em Aracaju aqueceu o turismo na cidade, o que ajudou a movimentar diversos setores da economia e consolidou a capital sergipana como destino turístico brasileiro. “Tivemos os hotéis e bares lotados. Foi um verdadeiro Réveillon diferenciado, trazendo e colhendo frutos para o nosso turismo. Estamos fazendo com que o comércio continue a movimentar-se cada vez mais. Uma festa dessa é maravilhosa. Temos orgulho de dizer que Aracaju é uma cidade com um dos melhores Réveillons do Brasil”, disse Jorge Fraga, secretário municipal do Turismo.
Com 11 atrações musicais, tanto nacionais quanto sergipanas, o Réveillon na Orla da Atalaia, promovido pela Prefeitura de Aracaju, ofereceu ao público uma gama variada de ritmos, agradando a todos os gostos e faixas etárias. “Nesse critério de contemplar todos os públicos, nós temos buscado o melhor da música brasileira, mas também o melhor da música sergipana, porque a renovação da música também se dá aqui em Sergipe, com novos talentos revelados em programas como o The Voice Brasil, mas localmente também. A gente nunca perdeu essa capacidade de identificar essa arte emergente no mundo da música. Os eventos da Prefeitura de Aracaju, por meio da Funcaju, são uma janela de oportunidade para esses novos talentos da música sergipana. Essa é uma festa que não é só para a juventude, mas também para as famílias. Isso significa a consolidação de um calendário cultural e turístico em Aracaju, que começa com o Natal Iluminado e culmina com o Projeto Verão”, disse Luciano Correia, presidente da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju).
Ambulantes e limpeza
Por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), a Prefeitura de Aracaju organizou os pontos de venda para os comerciantes que venderam alimentos e bebidas na festa do Réveillon, nos dias 30 e 31 de dezembro. Os pontos fixos foram distribuídos de modo que fosse garantida a circulação do público, bem como a visibilidade do palco.
A Emsurb também garantiu a limpeza do local, com a participação de cerca de 297 garis e margaridas, distribuídos em 27 equipes, que trabalharam incansavelmente para restaurar a beleza de toda extensão da Orla da Atalaia com o recolhimento de 54 toneladas de resíduos. Para isso foram utilizados, além dos caminhões compactadores e caçambas, duas pás carregadeiras e caixas estacionárias. Na extensão da faixa de areia, as atividades foram direcionadas com o reforço no gadanhamento.
“Tudo o que foi planejado foi posto em prática. Os ambulantes e todo o processo de limpeza do evento estiveram de acordo. Os ambulantes estavam bem posicionados e os agentes de limpeza fizeram todo o trabalho antes, durante e após o evento, com as equipes fazendo todo o recolhimento dos resíduos, destinando os materiais recicláveis para as cooperativas e os resíduos comuns para o aterro sanitário”, explicou Bruno Moraes, presidente da Emsurb.
Saúde e Assistência
A Prefeitura prestou todo o apoio de saúde e assistência social aos cidadãos que estiveram na festa do Réveillon da Orla da Atalaia. De acordo com a secretária municipal de Saúde, Waneska Barboza, a equipe está sempre presente nos eventos promovidos pela gestão municipal, com a frente da prevenção. “Os profissionais da vigilância epidemiológica abordaram os turistas e as pessoas que estiveram na festa, orientando sobre prevenção e distribuindo preservativos. Nossa equipe de Vigilância Sanitária fez a fiscalização dos ambulantes e dos estabelecimentos com relação a venda de bebidas e comidas, para que pudéssemos proteger a população dos problemas relativos ao uso inadequado desses alimentos. E tivemos também o posto médico, que ficou bem próximo ao evento, com 10 leitos, sendo dois de estabilização, e o apoio do Corpo de Bombeiros e do SAMU para atender a população.
Com a Secretaria Municipal da Assistência Social, a Prefeitura de Aracaju garantiu a inclusão por meio do Camarote da Acessibilidade, espaço exclusivo para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. A estrutura foi montada a 50 metros do palco principal, nas areias da Praia da Cinelândia. “Era uma expectativa nossa estar incluindo essas pessoas nesta festa, e conseguimos. Foi um sucesso, o pessoal amou o fato de o Camarote da Acessibilidade estar muito mais próximo do palco, com capacidade para 80 pessoas, sendo 40 PCDs e 40 acompanhantes”, disse. E a atuação da Assistência Social não se limitou a isso. “Tivemos também a ação da abordagem social, em que nossa equipe circulou durante toda a festa fazendo a identificação de trabalho infantil, de crianças perdidas, abuso sexual e violência contra a mulher”, explicou.
Fonte: AAN