Na tarde desta quarta-feira (7), a Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) realizou uma Sessão Especial para conceder o título de Cidadania Sergipana a Raulino Galrão Lima, um renomado profissional com formação em Ciências Biológicas, medicina, advocacia e suplente de deputado estadual. A propositura foi apresentada pelo deputado Dr. Samuel Carvalho (Cidadania), que também é pré-candidato à prefeitura de Nossa Senhora do Socorro.
Em seu discurso, Raulino Galrão destacou sua trajetória e agradeceu a honraria: “Trabalhei durante 55 anos com dedicação e seriedade. Este título é mais uma conquista importante na minha vida. Sou sergipano de fato e agora também de direito. Aos 87 anos, recordo minha origem em Salvador, onde fiz toda minha formação acadêmica e iniciei minha carreira. Agradeço ao deputado Dr. Samuel Carvalho e aos demais parlamentares por essa honra.”
Raulino Galrão nasceu em Salvador, na Estrada da Rainha, em 9 de março de 1937. Filho de Serapião Oliveira Lima e Nair Galrão Lima, cresceu em uma família de nove irmãos. A influência do irmão Raimundo Galrão foi fundamental para escolha pela medicina.
Passou por instituições educacionais como o Getúlio Vargas, o Instituto Normal da Bahia e o Ginásio Central. Ingressou na Polícia Militar da Bahia como Major antes de se dedicar à biologia e, posteriormente, à medicina na Universidade Federal da Bahia, onde se formou em dezembro de 1969. Durante sua formação, destacou-se como monitor de anatomia e atuou em diversas áreas médicas, incluindo anestesia e cirurgia oncológica.
Raulino começou a atuar no Hospital Santo Antônio, da Irmã Dulce, e foi conhecido por sua habilidade e precisão nas cirurgias, incluindo partos cesarianos. Em fevereiro de 1970, assumiu a Maternidade São José em Itabaiana, onde revolucionou os procedimentos cirúrgicos e expandiu o atendimento a diversos municípios.
Em 1973, ingressou na Faculdade de Medicina de Sergipe na cátedra obstétrica e se destacou por suas habilidades cirúrgicas. Atuou também na política, sendo vereador em Itabaiana, deputado estadual e presidente do IPES na gestão Albano Franco.
Além de concluir o Bacharelado em Direito em 1993, Raulino Galrão dedicou mais de 45 anos ao atendimento de populações carentes em Itabaiana e Aracaju, também contribuindo para a Associação Olímpica e o Rotary. Sua atuação incluiu plantões no Hospital José Franco e atendimento no SUS.
Professor aposentado, oficial da Reserva e pesquisador, Raulino Galrão é reconhecido por sua dedicação à medicina e ao serviço público, sendo amplamente respeitado como um dos grandes Mestres da Medicina em Sergipe e além. Recebeu títulos de Cidadão em diversos municípios, incluindo Aracaju, Carira, Itabaiana, Monte Alegre de Sergipe, Simão Dias e Nossa Senhora do Socorro.