Compromissada com a qualificação profissional e com a geração de oportunidades, a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, através da Secretaria do Trabalho e Emprego, lançou o programa ‘Qualifica Socorro’, nesta terça-feira (18). A iniciativa oferece capacitação gratuita e visa preparar os moradores do município para o mercado de trabalho, ampliando suas chances de empregabilidade e fomentando o desenvolvimento econômico local.
O dia do lançamento do programa foi marcado pelo início das aulas de cinco cursos profissionalizantes, ofertados gratuitamente em parceria com o Senai Sergipe. Durante 40 dias, as carretas escolas, estacionadas em frente ao Ginásio do Sesi Socorro, servirão de sala de aula para 150 alunos socorrenses que irão estudar nos seguintes cursos: Mecânico de Manutenção de Motocicletas, Auxiliar de Padeiro, Auxiliar de Confeiteiro, Eletricista Instalador Industrial e Confeccionador de Lingerie e Moda Praia.
O prefeito do município, Samuel Carvalho, fez a abertura oficial do programa, reforçando o empenho da gestão com a geração de emprego e qualificação profissional. “Com esse ambiente favorável de negócios que estamos vivenciando no município, o momento agora também é de qualificar a mão de obra, para entregarmos os melhores profissionais às empresas que estão se estabelecendo em Socorro e também às que já estão aqui. Estou muito feliz com essa parceria com o Senai, são cinco cursos profissionalizantes que estão sendo executados, 150 pessoas sendo qualificadas para o mercado do trabalho e, se Deus permitir, empregadas muito em breve”, relatou o gestor.
Segundo o secretário do Trabalho e Emprego, Adilson Júnior, o programa ‘Qualifica Socorro’ surgiu com o objetivo de viabilizar que as vagas abertas no município sejam preenchidas por socorrenses. “Socorro vive um momento muito bom, é um momento que a gente está retomando o crescimento, retomando o desenvolvimento, as pessoas acreditando na credibilidade da gestão do prefeito Samuel Carvalho, então várias indústrias estão chegando e se instalando no município, e a gente tem que acompanhar esse crescimento, capacitando as pessoas para que as vagas de emprego que surgem através da chegada dessas indústrias, a gente possa ocupar com o povo do Socorro”, explicou.
Oportunidade
Os cursos disponíveis contemplam diferentes áreas de atuação, permitindo que os participantes adquiram conhecimentos técnicos e habilidades práticas essenciais para suas carreiras. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, com turmas nos períodos da manhã e tarde, totalizando uma carga horária de 160 horas.
Nataly Santos, moradora do bairro João Alves que iniciou nesta terça-feira o curso de Auxiliar de Confeiteiro, relatou que o curso foi muito bem-vindo. “Tenho uma filha pequena e já estou procurando emprego há um bom tempo, essa oportunidade é grandiosa porque meu currículo está vago de cursos”, disse.
Fonte: Secom Socorro