A montagem de palcos, camarotes e demais estruturas que irão compor o Projeto Verão 2024, evento realizado pela Prefeitura de Aracaju em parceria com o Governo de Sergipe, de 1º a 3 de março, passam por inspeções sistemáticas, desde o início da montagem, a fim de assegurar o cumprimento de medidas de segurança. O trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), por intermédio da Defesa Civil de Aracaju, contempla, também, o recolhimento das documentações necessárias para a execução da montagem.
São recolhidas, previamente, junto aos fornecedores responsáveis pelos materiais e serviços, as Anotações e Termos de Responsabilidade Técnica de montagem, desmontagem e da parte elétrica. Também é solicitado o Termo de Teste de Carga. A execução de todas as etapas do projeto apresentado é monitorada, com base em cronograma de atividades, para assegurar o cumprimento de prazos e montagem compatível com o respectivo projeto.
O secretário da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, ressalta que o trabalho é realizado com o alinhamento entre os órgãos envolvidos na realização do evento e fornecedores. “Atuamos com base no planejamento realizado previamente e de forma alinhada, para que todas as demandas sejam atendidas da melhor forma possível, com o objetivo de levar segurança e conforto ao público que irá prestigiar a programação”, frisou.
O coordenador da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, destaca que há verificação de materiais e acompanhamento da montagem, desde o início. “Verificamos a qualidade dos materiais e nos certificamos de que as estruturas estão sendo montadas conforme o projeto apresentado. Em caso de verificação de divergências ou outras necessidades, conseguimos, dessa forma, agilizar o processo, de maneira a não impactar nos prazos de entrega de cada fase da montagem”, ressaltou.
O coordenador acrescenta que, de forma preventiva, o órgão também realiza o monitoramento das estruturas durante a festa. “Estaremos com equipes em atenção, para verificar o comportamento das estruturas”, indicou.
De acordo com o secretário Silvio Prado, também há atenção à estabilização da estrutura, diante de ventos de maior intensidade. “Reforçamos os contraventamentos, ou seja, os equipamentos e estruturas que asseguram a estabilidade das estruturas. São utilizados cabos de aço, manilhas e caixas d’água, com volumes que mantêm as estruturas fixas e estáveis”, destacou.
Fonte: AAN