Projeto Rondon em Sergipe vai levar ações da Operação Mangabeiras a 12 municípios

Na manhã desta sexta-feira (19), o vice-governador e secretário de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), Zezinho Sobral, participou da cerimônia de abertura do Projeto Rondon, Operação Mangabeiras. O evento aconteceu na Universidade Tiradentes e reuniu autoridades, professores e universitários voluntários do projeto.

A Operação Mangabeiras vai levar o Projeto Rondon, entre os dias 18 de janeiro e 4 de fevereiro, a 12 municípios sergipanos. Os 252 rondonistas oferecerão oficinas nos municípios de Areia Branca, Campo do Brito, Cedro de São João, Cumbe, Divina Pastora, Frei Paulo, Graccho Cardoso, Itabi, Malhada dos Bois, Moita Bonita, São Francisco e Tomar do Geru.

Cada município receberá dez integrantes de duas universidades, sendo dois professores e oito alunos. Serão realizados projetos em diferentes áreas do conhecimento como cultura, direitos humanos, justiça, educação, saúde, comunicação, tecnologia, produção, meio ambiente e trabalho, para contribuir com o desenvolvimento sustentável, o bem-estar social e a qualidade de vida nas comunidades dos municípios atendidos.

O general de Divisão, William Georges Felippe Abrahão, diretor de Projetos Sociais do Ministério da Defesa, ressaltou a importância das parcerias para o sucesso do Projeto Rondon durante a Operação Mangabeiras. “No momento, a gente tem tido todo o apoio. É um projeto baseado em parcerias. O Governo Federal não consegue fazer nada se não tiver a parceria do Governo Estadual, dos governos municipais, aqui sendo também a nossa proposta a parceria com as instituições de Ensino Superior. Aqui, estão os protagonistas dessa parceria. São eles que saíram dos diversos rincões do nosso país para apresentar propostas de solução para os problemas específicos de cada município”, afirmou o general durante o evento.

Representando o governador Fábio, o vice-governador Zezinho Sobral ressaltou a relevância da colaboração entre os governos Federal e Estadual, os munícipios, o Exército, as instituições de Ensino Superior e a sociedade civil para impulsionar o desenvolvimento de comunidades. “O Governo de Sergipe e a Secretaria de Educação participaram na elaboração e na construção de uma logística para esses professores e estudantes universitários que vêm junto com a Universidade Tiradentes e a Universidade Federal de Sergipe integrar uma força-tarefa que vai a 12 municípios de Sergipe prestar serviço e criar uma aliança social. O resultado disso será uma alteração positiva da realidade e o compartilhamento de conhecimentos”, pontuou o gestor.

O estudante universitário, Leonardo Zenati, acadêmico da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, expressou suas expectativas e entusiasmo em relação ao Projeto Rondon em Sergipe. “É uma oportunidade e uma experiência incrível para passar os conhecimentos adquiridos em sala de aula, que foi aprendido por um curso, para a comunidade local. Além de ser uma experiência incrível, única, também é uma experiência e um aprendizado muito grande, tanto para mim como para a comunidade”, disse Leonardo.

A estudante de Design Gráfico na Unit, Vitória Lais, também é estagiária da Seduc e participará das atividades de comunicação do Rondon. “Os alunos vão poder aprender tanto sobre trabalho em grupo, quanto sobre as suas áreas. Por exemplo, o meu curso é Design Gráfico, vou trabalhar na área de comunicação, na captura de imagens, mostrar como está sendo o Rondon, para que os internautas consigam ver como é o projeto de verdade. Eu pretendo aprender bastante na minha área e aprender com os outros colegas”, relatou.

Fonte: Secom

Noticias Relacionadas

Categorias

ACESSE TAMBÉM

colunas e artigos

A Pokante No Ar

Aida Brandão

Meio Ambiente

Thiago Carlindo

Redes Sociais

Abrir bate-papo
Povão Jornal 35 Anos
Olá 👋
Em que podemos ajudar?