Inaugurado em 2019, o Projeto Masterfitts, sob a coordenação do Laboratório de Biociências da Motricidade Humana (LABIMH) da Universidade Tiradentes (Unit) e vinculado ao Programa de Pós-graduação em Saúde e Ambiente (PSA), surge como uma alternativa valiosa para a terceira idade. Oferecendo um programa supervisionado de exercícios físicos, palestras sobre saúde e atividades recreativas e sociais, o projeto visa promover o bem-estar físico e mental dos participantes. Apesar da interrupção durante a pandemia, as atividades foram retomadas após o seu término.
Segundo o coordenador do LABIMH e professor de Medicina na Universidade Tiradentes (Unit), Estélio Henrique Martin Dantas, ao longo dos cinco anos de atuação do Masterfitts, mais de 574 pessoas foram beneficiadas, incluindo os atuais 197 participantes. “O projeto funciona tanto como pesquisa quanto como extensão. Por meio da pesquisa, buscamos compreender a relação entre saúde e ambiente na terceira idade. Já como programa de extensão, aplicamos esse conhecimento para beneficiar a comunidade, seguindo as diretrizes da OMS sobre a importância da atividade física nessa faixa etária”, destaca.
Dupla contribuição
O Masterfitts possui relevância tanto para a sociedade quanto para a comunidade acadêmica. Para a sociedade, oferece um programa de exercícios supervisionados aos idosos, especialmente àqueles que não têm recursos para pagar por um personal trainer ou academia. “A população idosa em Sergipe chegou a 294.609 indivíduos em 2022, representando 13,3% do total do estado. O projeto preenche essa lacuna ao promover a saúde e bem-estar dessa crescente população, alinhado com as metas da OMS para o envelhecimento saudável”, ressalta.
Já para a comunidade acadêmica, o projeto serve como campo prático de treinamento para os estudantes, alinhado às demandas do mercado de trabalho. “Com o aumento da população idosa, cresce também a necessidade por profissionais capacitados para atendê-la. Ao treinar os alunos ‘na prática’, o projeto os prepara adequadamente para o mercado de trabalho, focando nas necessidades específicas dos idosos conforme preconizado pela OMS”, pontua.
A aluna do 8º período de Educação Física na Unit e participante do projeto há um ano e meio, Larissa Nunes, destaca sua importância. “É fundamental para minha formação acadêmica vivenciar o treinamento com os idosos, compreendendo suas dificuldades e necessidades. Essa experiência enriquece meu currículo e aprendizado, tanto na academia quanto profissionalmente, desenvolvendo habilidades essenciais para lidar com essa população em constante crescimento”, infere.
Josefa Ramos Menezes, participante do Masterfitts há três anos, enfatiza os benefícios para sua saúde física e mental. “O projeto me ajuda a manter-me ativa, com mais disposição, além das amizades que construí aqui com pessoas que compartilham dos mesmos objetivos que eu, incluindo alunos e professores. Sinto-me muito acolhida”, elenca.
Gildo Marques Souza também participa do projeto há três anos e destaca como os exercícios contribuem para sua saúde. “Considero esse projeto extremamente importante pois beneficia nós idosos que muitas vezes não temos outras opções para nos exercitar. O Masterfitts é essencial nesse sentido”, enfatiza.
Novidades, inscrições e como participar
Neste ano, o projeto está avaliando os impactos na saúde física e mental dos idosos participantes. Os resultados serão apresentados no XII Encontro Norte-Nordeste de Geriatria e Gerontologia por estudantes de Medicina e pós-graduação em Saúde e Ambiente.
Quem pode participar: Indivíduos com mais de 60 anos
Requisitos: Encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros próximos ao Campus Farolândia que autorizem a prática de atividades físicas.
Como se inscrever: Basta dirigir-se à Universidade Tiradentes no Campus Farolândia com o encaminhamento da UBS. Após avaliação inicial, o idoso já pode integrar o projeto.
Horário: Terças e quartas-feiras das 14h às 16h.
Fonte: Asscom Unit