Programação do Verão Sergipe consolida estado como destino do aconchego

Com a proximidade do final do ano, chega também uma das épocas mais aguardadas, especialmente nos estados da região Nordeste. No Brasil, o verão tem início oficialmente entre os dias 21 e 22 de dezembro e se estende até 20 ou 21 de março, mas o tempo quente e ensolarado já é motivo de comemoração desde muito antes. Em Sergipe, não é diferente. As preparações do Governo do Estado para a alta temporada já estão a todo vapor, com a realização de eventos e programações culturais que prometem agradar sergipanos e turistas, com direito a todo o aconchego e hospitalidade que só o menor estado do país proporciona.

Por meio da campanha turística ‘Sinta de perto esse aconchego’, lançada na manhã desta sexta-feira (3), a gestão estadual demonstra, mais uma vez, seu compromisso com o turismo como ferramenta de fomento à economia, geração de emprego e renda e de fortalecimento da identidade e cultura sergipanas, conforme relembrou o governador Fábio Mitidieri durante o lançamento. “Estamos investindo para trazer mais oportunidades para Sergipe, quando trazemos eventos como esses, vemos a força do turismo na geração de emprego e renda. Fizemos uma ação muito forte no turismo esse ano, participamos das principais feiras no Brasil e internacionais. E eu, enquanto governador, fui pessoalmente conversar com as empresas, para divulgar o estado, ganhar a credibilidade que a gente buscava e para poder viver esse novo momento”, enumerou o governador.

A campanha tem como proposta posicionar Sergipe como destino do aconchego, mostrando que, além de sol e praia, o estado possui atrativos para todos os gostos, incluindo programações históricas, culturais, religiosas, naturais e gastronômicas. “Fizemos, por exemplo, um grande São João nesse ano, mostrando Sergipe como o país do forró, mote que foi importantíssimo para resgatar essa força do festejo junino, mas também para divulgar Sergipe pelo Brasil afora com a mídia nacional. Estamos investindo na cultura e no turismo e temos o retorno comprovado por meio de pesquisas. Prova disso foi que no São João foram investidos R$ 18 milhões, mas se arrecadou quase R$ 50 milhões. Essa é a força do turismo na nossa economia”, acrescentou o chefe do Executivo estadual.

‘Sinta de perto esse aconchego’

A campanha de turismo lançada pelo Governo do Estado busca contemplar destinos e produtos turísticos que vão desde a capital, Aracaju – orlas da Atalaia, Sul e Pôr do Sol; o Museu e Largo da Gente Sergipana; mercados municipais; Colina do Santo Antônio – até o interior – Cânion de Xingó e Rota do Cangaço, em Canindé do São Francisco; Barco de Fogo, Lagoa dos Tambaquis e praias do Saco e do Abaís, em Estância; roteiros culturais e religiosos nas cidades históricas de São Cristóvão e Laranjeiras; Parque dos Falcões, em Itabaiana -, além dos festejos juninos, cultura popular e gastronomia de todo o território sergipano.

Além disso, o Governo do Estado também busca fomentar a atividade turística por meio da realização de grandes eventos. Em dezembro, os sergipanos poderão visitar a inédita Vila do Natal Iluminado, em Aracaju, e, no início de 2024, o Verão Sergipe chega para movimentar os municípios do interior do estado, demonstrando também o compromisso da gestão estadual com a interiorização das ações governamentais. “Esses eventos somam muito com as ações já realizadas pela secretaria e pelo Governo do Estado para a promoção do destino turístico. Eles vêm agregar, ainda mais, a cadeia produtiva do turismo no que tange à movimentação econômica dentro do estado de Sergipe”, pontuou o secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco.

Em seu discurso, o secretário Especial da Comunicação (Secom), Cleon Nascimento, tratou sobre a parceria da Comunicação com a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) para solidificar a campanha. “O posicionamento que a gente adotou é ‘Sergipe, sinta de perto esse aconchego’ e todas as ações, a partir do nosso evento de Natal até o fim do ano, vão ser norteadas por esse sentimento, como aconteceu com o ‘Sergipe é o país do forró”, afirmou.

Ainda segundo Cleon, a intenção é fidelizar os turistas internos e externos por meio do reforço do sentimento detalhado na campanha. “Quando a gente fala de turismo, fala, também, de turismo interno. Então a gente precisa ter esse sentimento, incentivar por meio de um posicionamento claro, no qual as pessoas entendam aquilo que a gente está promovendo e fazer com que essa comunicação chegue às pessoas de uma forma mais leve, mais sutil e de uma maneira que elas entendam que, muito mais do que vender um estado, a gente está fazendo com que eles sintam o estado de espírito”, enfatizou.

Natal

Após a divulgação da programação do Verão Sergipe, o secretário da Comunicação anunciou que, em breve, a população sergipana e visitantes terão atrações para o final do ano, a Vila do Natal Iluminado. “Teremos uma programação complementar ao Natal Iluminado já realizado pela Prefeitura de Aracaju. O nosso grande evento será realizado pela primeira vez na Orla da Atalaia. Teremos 30 dias de Natal”, anunciou.

De acordo com Cleon, as atrações vão de pista de patinação no gelo a casa do Papai Noel, além de espaços instagramávei. “Já fiquem na expectativa de um grande Natal Iluminado na nossa cidade, que vai somar com o que já existe na parceria com a Fecomércio e Prefeitura de Aracaju”, pontuou.

Vila do Natal Iluminado

De maneira inovadora e inédita, o Governo do Estado preparou uma programação especial natalina para os sergipanos e turistas que irão passar o último mês do ano no estado. A Vila do Natal Iluminado será montada em um dos cartões postais de Aracaju, a Orla da Atalaia, onde o público poderá assistir a diversas apresentações artísticas com orquestras, filarmônicas e shows natalinos, além de participar da Parada de Natal, vivenciando toda a magia natalina na capital sergipana. A programação será realizada de 2 de dezembro a 2 de janeiro de 2024, em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio/SE).

A vila é mais uma inovação da gestão estadual para fomentar o turismo em Sergipe na estação mais aguardada do ano. O espaço, que será erguido na praça de eventos da Orla, também contará com atrações que proporcionarão diversão e lazer para toda a família, incluindo pista de patinação no gelo, roda gigante, trenzinho, presépio, igreja, árvore de Natal e a Casa do Papai Noel, além de praça de alimentação com restaurantes, lanchonetes e espaços de comidas típicas e artesanato sergipano.

Verão Sergipe

Com a finalidade de fomentar não apenas a cultura e a geração de emprego e renda, como também a prática esportiva no estado, o Governo de Sergipe realizará, durante quatro finais de semana no início de 2024, o Verão Sergipe. O evento foi criado em 2007, durante a gestão do então governador Marcelo Déda, como uma forma de movimentar o verão no estado com atividades culturais e esportivas. A sua última edição havia ocorrido no ano de 2013, sendo retomado este ano com a gestão do governador Fábio Mitidieri.

“Estamos trazendo grandes eventos nacionais para o estado. E agora, nesse esforço também de motivar cada vez mais o nosso turismo e a nossa cultura, apresentamos dois novos projetos para o estado: o nosso Natal Iluminado, que vai complementar um dos natais mais bonitos do Brasil, que é o de Aracaju; e o retorno do Verão Sergipe, que há dez anos não acontecia no estado. A ideia é interiorizar o nosso turismo também, para que quem vem para Sergipe conhecer as belezas do nosso estado como um todo”, disse o governador.

Durante o Verão Sergipe 2024, sergipanos e turistas poderão contemplar uma programação diversa, com direito a competições esportivas, apresentações de grupos folclóricos, exposição e feira de artesanato e shows artísticos com atrações sergipanas e nacionais.

O evento tem início na Praia da Caueira, no município de Itaporanga d’Ajuda, nos dias 12, 13 e 14 de janeiro. No final de semana seguinte, é a vez da Ponta dos Mangues, em Pacatuba, na região do baixo São Francisco, receber a iniciativa do Estado, nos dias 19, 20 e 21. No último final de semana de janeiro, 26, 27 e 28, o município de Canindé de São Francisco, no alto sertão sergipano, será o cenário do Verão Sergipe. A cidade de Pirambu, no leste sergipano, recebe o Verão Sergipe nos dias 2, 3 e 4 de fevereiro. No Carnaval, nos dias 10, 11 e 12, a programação é na praia do Abaís, em Estância, no sul do estado. E nos dias 1°, 2 e 3 de março acontece o Projeto Verão, realizado pela Prefeitura de Aracaju, com apoio do Governo de Sergipe, dentro do Verão Sergipe.

O Verão Sergipe é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria Especial da Comunicação (Secom) em colaboração com a Secretaria de Estado do Turismo, Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem) e Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel).

Programação musical

Itaporanga d’Ajuda – Praia da Caueira

Sexta-feira, 12 de janeiro
20h – Rock 79
22h – Hungria
0h – Dilsinho
2h – Seaway

Sábado, 13 de janeiro
18h – Faranis
20h – Chicabana
22h – Maneva
0h – Ygor Raniere

Pacatuba – Ponta dos Mangues

Sexta-feira, 19 de janeiro
20h – Reação
22h – Nona
0h – Saulo
2h – Bhaskar

Sábado, 20 de janeiro
18h – The Baggios
20h – Jau
22h – Nando Reis
0h – Jorge Ducci

Canindé de São Francisco

Sexta-feira, 26 de janeiro
20h – Bruninho Top7
22h – Matheus Fernandes
0h – Iguinho e Lulinha
2h – Dan Chicleteiro

Sábado, 27 de janeiro
18h – Naurêa
20h – Luiza Martins

22h – Vitor Fernandes
0h – MariaMilena

Pirambu

Sexta-feira, 2 de fevereiro
20h – Art Mania
22h – Xande de Pilares
0h – Psirico
2h – Cid Natureza

Sábado, 3 de fevereiro
18h – Maysa Reis
20h – Tayrone
22h – Saia Elétrica
0h – Marcelo Balla

Confira a programação do Carnaval do Abaís, em Estância:

Sábado, 10 de fevereiro

20h – Ninha

Domingo, 11 de fevereiro

18h – Filhos da Bahia

Segunda-feira, 12 de fevereiro

18h – Cavaleiros Elétrico

Fonte: Secom

Noticias Relacionadas

Categorias

ACESSE TAMBÉM

colunas e artigos

A Pokante No Ar

Aida Brandão

Meio Ambiente

Thiago Carlindo

Redes Sociais

Abrir bate-papo
Povão Jornal 35 Anos
Olá 👋
Em que podemos ajudar?