Procon Aracaju divulga pesquisa comparativa de preços de bebidas

Com a proximidade do período carnavalesco, o Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju) realizou levantamento de preços de bebidas. A ação ocorre como forma de monitorar o mercado e proporcionar informações que favoreçam o consumo consciente, a partir da pesquisa prévia de preços.

A coleta de dados ocorreu nos dias 5 e 6 de fevereiro, em sete pontos comerciais, entre estabelecimentos físicos e plataformas digitais. Os 24 itens contemplados estão distribuídos por segmentos, sendo eles água mineral, energéticos e bebidas alcoólicas, como cervejas, vodkas, whisky e outras.

Entre as cervejas pesquisadas os valores por unidade foram de R$ 2,09 a R$ 5,99. Já a caixa com 12 unidades consta na tabela com preços que vão de R$ 25,00 a R$ 74,99. Entre as vodkas, o menor preço localizado na amostragem foi de R$ 8,82, e maior preço, R$ 165,29. Para o whisky, os preços vão de R$ 38,99 a R$ 163,39. A água mineral de 500 ml aparece com o menor preço de R$ 0,58, e maior preço, R$ 2,00. Os energéticos apresentam preços que vão de R$ 6,87 a R$ 13,00.

A coordenadora do Procon Aracaju, Carolinne Bongiovani, explica que as pesquisas auxiliam no monitoramento de mercado. “Desenvolvemos levantamentos de preços, de maneira sistemática, para monitorar o mercado. Esses dados visam, também, auxiliar os consumidores, proporcionando uma referência de preços”, indicou.

.Atendimento

Para sanar dúvidas ou registrar denúncias, os consumidores podem entrar em contato com o órgão pelo SAC 151 ou pelo telefone 79 3179-6040, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. Para o envio de solicitações, também é disponibilizado o e-mail procon@aracaju.se.gov.br.

Para reclamações de forma presencial, na sede do órgão, o consumidor deve agendar o atendimento de forma antecipada no site agendamento.procon.aracaju.se.gov.br ou pelos canais telefônicos.

Registro online

Na plataforma AjuInteligente, disponível no site da Prefeitura de Aracaju, o cidadão pode acessar o novo serviço online ‘Defesa do Consumidor , no qual encontrará os campos “registro de reclamação” e “denúncia”.

Através deste serviço é possível relatar a situação e inserir a documentação pessoal e arquivos digitalizados que comprovem o fato ou que possam auxiliar os técnicos do órgão na análise do caso, como comprovante de residência, RG, contratos, registro fotográfico e de conversas em aplicativos de mensagens, números de protocolo e outros.

Fonte: AAN

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