Chove desde a madrugada desta quinta-feira, 2, na capital sergipana. Nas primeiras horas desta manhã, os pluviômetros do sistema ClimAju registraram um volume acumulado de 58 milímetro (mm) de chuva até às 9h, com maior incidência nos bairros Farolândia, Atalaia e Jardim Centenário, sendo a maior concentração, no intervalo de uma hora, chegando a 38 mm, no bairro Atalaia. A Prefeitura atua, por meio dos órgãos municipais, de forma intensificada e eficiente para minimizar os transtornos e impactos causados à população.
Toda prevenção e monitoramento das chuvas é realizado por meio de uma força-tarefa envolvendo a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) e a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).
A Defesa Civil de Aracaju, órgão vinculado à Semdec, a partir do monitoramento constante e prévio, garante agilidade e reduz o tempo de resposta no atendimento às eventuais ocorrências. Segundo o órgão, foram registradas seis ocorrências até o momento através do serviço emergencial 199, sendo quatro delas para situações de alagamento nos bairros Lamarão, Aeroporto e Atalaia; uma para avaliação de risco estrutural no bairro Luzia; e uma para avaliação de risco de deslizamento de terra, no bairro Santa Maria.
O secretário municipal da Defesa Social e Cidadania de Aracaju, tenente-coronel Silvio Prado, ressalta que a Defesa Civil atua de forma antecipada com os reforços das medidas preventivas, como o envio do alerta via serviço SMS 40199, para que a população possa se precaver, além de manter articulação com os demais órgãos do Comitê de Gerenciamento de Crise da Prefeitura de Aracaju, para otimizar ações de mitigação aos impactos da chuva.
“O acumulado registrado no início da manhã de hoje foi expressivo, chegando a 56 milímetros de chuva, até às 8h, sendo 28mm no intervalo de apenas uma hora. Mantemos atenção aos chamados registrados através do serviço emergencial da Defesa Civil 199 e intensificamos o monitoramento, especialmente, nas áreas de risco da capital”, informa o secretário.
Mais serviços
A Emsurb realinhou o cronograma diário e mobilizou as equipes para minimizar os impactos causados pelo grande volume de águas pluviais registrados na capital, uma ação que faz parte do trabalho integrado realizado pela Prefeitura, para atender às situações adversas.
Os técnicos do setor operacional foram direcionados para diversas áreas da cidade e as equipes entraram mais cedo, por conta do alerta de chuva divulgado neste domingo, 1º, pela Defesa Civil de Aracaju. Eles monitoram o escoamento e o nível de retenção de canais em áreas com histórico de alagamento nos bairros Jardins, a exemplo do Tramandaí, na avenida Ministro Geraldo Barreto Sobral, conjunto Lourival Batista, avenidas Osvaldo Aranha e Airton Teles, na região central.
“Depois que a Defesa Civil do município enviou o alerta de chuva, na tarde de ontem, nós alinhamos o cronograma de serviços da nossa Diretoria de Operações para atender com mais agilidade às demandas que surgiram na manhã de hoje. Convocamos as equipes de desobstrução de bueiros e de limpeza e os nossos fiscais para entrarem mais cedo para monitorar os níveis dos canais e desobstruir os pontos onde houvesse alagamentos. A determinação do prefeito Edvaldo Nogueira é que todos os órgãos e secretarias somem forças para atender ao que determina o Plano de Contingência”, explica o presidente da Emsurb, Bruno Moraes.
O presidente acrescenta que as equipes operacionais permanecem monitorando alguns pontos vulneráveis e estão de prontidão para eventuais necessidades. “Estamos também com os profissionais da equipe de podação dando suporte no recolhimento de galhos de árvores que caíram em razão da chuva”, complementou o presidente.
Conforme salientou o gerente de Limpeza Urbana da Emsurb, Lauro Maia, para a manutenção da resiliência da cidade o cronograma de intervenções colocado em prática ao longo do ano contempla também locais com maior incidência de retenção, ocasionado pelo descarte irregular. “Por isso, as atenções são voltadas para as saídas da rede de drenagem, a exemplo dos bueiros. Nesta quinta, por exemplo, reforçamos a desobstrução em pontos localizados nos conjuntos JK e Sol Nascente, no Jabotiana, loteamento Garcia, no Jardins, Salgado Filho, José Conrado de Araújo, além do bairro Santa Maria onde enviamos uma máquina retroescavadeira para o suporte no trabalho efetuado pelos agentes”, detalhou.
Os agentes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) realizaram o monitoramento em diversos pontos da capital, como nas avenidas Airton Teles, Coelho e Campo e Pedro Calazans, no bairro Centro, mas até o início da manhã não houve necessidade de interditar nenhuma via.
As equipes de desobstrução e manutenção da rede de drenagem da Emurb atuaram nesta manhã, nos bairros Grageru, Coroa do Meio, Dom Luciano, Santo Antônio, Japãozinho, São Conrado, Farolândia, Bairro América e 13 de Julho para mitigar os pontos de alagamento. Ao longo do dia, à medida que o serviço avance, outras localidades serão contempladas. A população pode solicitar desobstrução de bocas de lobo por meio do setor de Atendimento da Emurb, através dos telefones (79) 3179-1600, 1617 e 1619.
Fonte: AAN