A Secretaria Municipal da Agricultura, Irrigação e Pesca de Nossa Senhora do Socorro tem intensificado as operações de captura de cavalos soltos nas vias públicas, visando prevenir acidentes e garantir a segurança dos moradores. Até a última sexta-feira (17), a pasta já havia registrado o recolhimento de 91 animais de grande porte, em ações realizadas durante os primeiros 17 dias de gestão.
O elevado número de equinos apreendidos destaca a urgência do problema. Os animais capturados recebem os cuidados necessários enquanto aguardam a presença dos tutores, que são informados sobre os riscos associados à presença de cavalos nas ruas e a importância de mantê-los em segurança.
“Estamos realizando três operações semanais, sem contar com as solicitações emergenciais. É importante que os tutores cuidem de seus animais e que não os solte nas vias públicas. O perigo é real, tanto para o bicho, como para as pessoas que podem, de forma inesperada, se envolver em acidentes, causando possíveis traumas ou até mortes”, admitiu o secretário municipal, Carlos Almeida.
Quando os tutores comparecem ao órgão, a Secretaria os orienta sobre a necessidade de garantir a segurança dos animais. Além disso, eles estão sujeitos a penalidades conforme a legislação vigente, incluindo multas pela apreensão e taxas diárias pelo tempo de permanência dos animais no pátio municipal.
A devolução dos animais é realizada com o apoio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e da Guarda Municipal.
Foco em outras frentes
Além das operações de captura de cavalos, a Secretaria Municipal de Agricultura, Irrigação e Pesca mantém uma atuação vigilante em áreas como carcinicultura e apicultura, além de fomentar a agricultura familiar por meio do Projeto Horta na Escola, beneficiando pequenos agricultores locais.
Fonte: Ascom Socorro