Prefeitura de Socorro garante segurança e bem-estar da população através dos grupamentos especializados da GMS

Através da Lei Federal nº 13.022/2014, foi possível ocorrer em todo o país um incremento nas ações das Guardas Municipais, ampliando a atuação da corporação no atendimento de ocorrências e na colaboração com a segurança pública. Em Nossa Senhora do Socorro, a Guarda Municipal, atualmente, conta com 158 guardiões, entre homens e mulheres, distribuídos em diversas especialidades para melhor atender a população. Entre os grupamentos, existe a Ronda Operacional (ROPE), Grupamento de Apoio ao Meio Ambiente (Gama), a Ronda Escolar (Rondesc) e a Patrulha Maria da Penha (PMP).

De acordo com o comandante da Guarda Municipal de Socorro (GMS), Renilton Santos, essa divisão por grupamentos é essencial para que seja possível atender com mais eficiência as demandas da população e, assim, manter a ordem e a segurança na cidade. Segundo ele, a criação do Grupamento de Motopatrulhamento também faz parte do planejamento da atual gestão.

“A divisão por grupamentos é feita justamente para que a gente consiga atender o máximo de demandas possíveis. Desenvolvemos um trabalho especializado, de prevenção e controle. Além disso, também trabalhamos de forma conjunta com outros órgãos, seja com a Saúde, a Secretaria da Educação e em parceria com a Assistência Social, realizando palestras nas escolas, unidades de saúde, Cras, entre outros”. 

Sobre os grupamentos

Segundo a coordenadora da Patrulha Maria da Penha (PMP), Thais Ramos, o grupamento foi criado em 2020, em um convênio junto ao Tribunal de Justiça de Sergipe e em parceria com a Secretaria da Assistência Social, e tem como finalidade garantir o cumprimento das medidas protetivas para mulheres vítimas de violência, encaminhadas pelo TJ, além de desenvolver um trabalho de prevenção com palestras e rodas de conversas em escolas. 

“A principal missão da patrulha é proteger as mulheres vítimas de violência doméstica, para que elas tenham uma maior segurança no âmbito de suas casas, nas ruas com seus filhos, sem ter medo de que seu agressor tenha acesso a elas, voltando a ter uma vida digna, cidadã, como uma mulher livre. Hoje, 25 mulheres são assistidas pela PMP”, afirma a coordenadora.

A Ronda Operacional (ROPE) foi o primeiro grupamento especializado da GMS, criado ainda em 2011. Inicialmente, sua função era realizar rondas nos prédios públicos municipais e prestar apoio aos guardiões lotados em postos fixos. Com a crescente demanda na cidade, o ROPE tornou-se a linha de frente da GMS e passou a desempenhar um trabalho mais voltado ao policiamento preventivo comunitário no município.

Além disso, a GMS também conta com a Ronda Escolar (Rondesc) e o Grupamento de Apoio ao Meio Ambiente (Gama). Criada em 2017, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (Semed), a Rondesc tem como principal objetivo promover ações de prevenção a violência e promoção de uma cultura de paz no ambiente escolar, através da presença das rondas preventivas, por meio de palestras, cursos e apresentações para alunos e docentes.

Já o Gama, criado em 2016, através de convênio com o Ministério Público, atua na preservação do meio ambiente, atendendo ocorrências de perturbação do sossego. Além disso, o grupamento também realiza fiscalização em áreas de preservação ambiental e no resgate de animais selvagens em áreas urbanas.

Fonte: Secom Socorro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Noticias Relacionadas

Categorias

ACESSE TAMBÉM

colunas e artigos

A Pokante No Ar

Aida Brandão

Meio Ambiente

Thiago Carlindo

Redes Sociais

Abrir bate-papo
Povão Jornal 35 Anos
Olá 👋
Em que podemos ajudar?