O prefeito Edvaldo Nogueira autorizou, nesta quinta-feira (23), a construção de 484 casas do novo conjunto habitacional do bairro Lamarão. A obra faz parte do Programa de Requalificação Urbana de Aracaju “Construindo para o Futuro”, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e está integrada ao projeto de construção da avenida Perimetral Oeste, a nova ligação viária entre a capital sergipana e o município de Nossa Senhora do Socorro. As unidades habitacionais do novo conjunto serão destinadas às famílias que foram desapropriadas para a abertura da nova avenida da região, que vai do Lamarão ao Jardim Centenário.
No local, a partir de um investimento de R$ 43,7 milhões, serão erguidas 456 casas do modelo padrão, sobrepostas, 20 adaptadas para pessoas com deficiência, e mais 8 com áreas aptas à instalação de pontos comerciais para os moradores que já possuíam estabelecimentos no local. Para o prefeito, essa obra representa um dos principais projetos da gestão municipal.
“É com grande alegria que assino esta ordem de serviço para a construção de um conjunto habitacional com toda a estrutura necessária para que essas famílias vivam com dignidade e qualidade de vida. Estamos fazendo algo inovador, diferente na política. Normalmente, essas grandes obras são executadas e as famílias retiradas dos locais passam a viver distantes da comunidade. Nós fizemos diferente. Os moradores que residiam aqui, permanecerão aqui, tendo acesso, inclusive, a áreas de lazer. Então, como gestor da cidade, me sinto realizado em poder dar início a mais um projeto transformador para os aracajuanos”, destacou Edvaldo.
Ao autorizar o início da obra, o gestor ressaltou também a importância do projeto para o desenvolvimento urbano e sustentável da capital sergipana. “A avenida Perimetral Oeste não é apenas uma obra de mobilidade urbana. É um projeto que vai trazer progresso e desenvolvimento porque mudará completamente o cenário local, valorizando substancialmente esta região. Essa é a nossa prioridade e é desta forma que trabalhamos na Prefeitura de Aracaju”, frisou.
Secretária municipal da Assistência Social, Simone Santana detalhou como se deu o trabalho de identificação das famílias que foi realizado pela pasta. “Fizemos um diagnóstico da área para identificar as pessoas que seriam impactadas pela obra. Localizamos cada família que seria afetada e providenciamos, imediatamente, a retirada dessas famílias do local. Hoje, elas estão no aluguel social, recebendo um auxílio mensal de 400 reais, onde permanecerão até que a obra seja finalizada e, logo após, retornarão para suas casas com dignidade, infraestrutura, totalmente pensadas para assegurar a qualidade de vida dessas pessoas”, salientou.
De acordo com o secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização, Sérgio Ferrari, a construção do conjunto habitacional é uma contrapartida do município para a execução do Programa de Requalificação Urbana. Ele acrescentou que cada unidade contará com sala, dois dormitórios, cozinha, área de serviço e banheiro, e todas elas serão entregues com piso cerâmico, instalação hidráulica, elétrica e sanitária. O conjunto habitacional ocupará uma área de mais de 122 mil metros quadrados e incluirá, ainda, duas praças. O acesso principal será pela avenida Paulo Figueiredo Barreto, nas proximidades da ponte sobre o rio do Sal, que divide Aracaju e Nossa Senhora do Socorro.
“Para a construção da avenida Perimetral foi necessário a retirada de várias famílias deste local. Alguns moradores optaram pela indenização, enquanto outros preferiram o imóvel. Então, nós os colocamos no auxílio-moradia e quando as casas estiverem prontas, elers retornam. Algumas residências terão ponto comercial, para que as pessoas que já tinham comércio aqui possam ter a sua fonte de renda garantida. A nossa meta é entregar o conjunto habitacional até dezembro do ano que vem”, detalhou Ferrari.
“Ansiedade”
A autorização para início da construção do conjunto habitacional foi acompanhada por diversos moradores que se mostraram felizes com o ato. Ingrid da Silva é uma das beneficiárias que presenciou a solenidade e se disse “ansiosa” pela conclusão do projeto. “Não vejo a hora de ganhar a minha casa nova. Estou morando de aluguel, no momento, mas sonho todos os dias com o meu novo cantinho. Espero e torço que seja boa e confortável para as minhas filhas”, expressou.
O mesmo sentimento foi revelado pela moradora Lindineide Vitor, representante dos moradores na comissão de acompanhamento da obra da Perimetral Oeste. “A expectativa é muito grande. É um sonho que está sendo realizado com a assinatura da ordem de serviço para a construção do conjunto. Agora é segurar a ansiedade até a entrega. Não tenho nem palavras para expressar a emoção que estou sentindo”, comemorou.
Infraestrutura do novo conjunto
Paralelo à construção das casas, a gestão municipal dá prosseguimento à obra de infraestrutura do residencial, autorizada pelo prefeito Edvaldo no final de 2022 e que caminha a passos largos. Atualmente, estão sendo implantadas as redes de drenagem pluvial, esgotamento sanitário, de água potável e a estação elevatória de esgoto. Posteriormente, será realizada a pavimentação em paralelepípedo, a instalação de equipamentos de acessibilidade, de paisagismo e a construção de passeios.Para a parte estruturante, estão sendo investidos mais de R$ 45 milhões.
Perimetral Oeste
A avenida Perimetral Oeste é um dos principais projetos dentro do programa “Construindo para o Futuro”, executado a partir do financiamento de 75 milhões de dólares, conquistado pela Prefeitura junto ao Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID). Planejada para interligar os municípios de Aracaju e Nossa Senhora do Socorro, a via medirá mais de 7,5 km de extensão e será dotada de toda a infraestrutura necessária para melhorar, de maneira sensível, o trânsito na região, desafogando a avenida Euclides Figueiredo.