O prefeito Edvaldo Nogueira celebrou, nesta terça-feira (23), com a Caixa Econômica Federal, seis contratos para o repasse de recursos do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, da Família e Combate à Fome, no montante de R$9,6 milhões, à Secretaria Municipal da Assistência Social. Os recursos, provenientes de emenda parlamentar do senador Alessandro Vieira, serão destinados à estruturação da rede de serviços do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) na capital, e viabilizarão a construção de seis equipamentos socioassistenciais do município. Realizada na sede da Prefeitura de Aracaju, a solenidade contou com a presença da superintendente da Caixa em Sergipe, Silvia Peloso.
Ao assinar os contratos, o prefeito destacou que a Prefeitura de Aracaju já tinha os projetos para a construção dessas unidades, mas não dispunha de recursos para executá-los. “E agora, para nossa felicidade, essa emenda destinada pelo senador Alessandro Vieira, de R$9,6 milhões, vai possibilitar a construção desses equipamentos que serão bastante importantes para o município. São equipamentos que hoje estão em imóveis alugados e cujas estruturas já estão defasadas para atender a demanda atual da população, a exemplo do Centro POP, voltado à população em situação de rua, e de alguns Creas”, pontuou.
Segundo Edvaldo, os recursos viabilizados pelo senador Alessandro serão direcionados para equipamentos “que vão melhorar de maneira muito efetiva a vida da população aracajuana, sobretudo das pessoas que estão em situação de vulnerabilidade”. Desse modo, ressaltou o gestor da capital, a Prefeitura de Aracaju melhorará ainda mais os serviços ofertados socioassistenciais ofertados à população. “Vamos construir equipamentos modernos e dentro dos padrões específicos para o público a que se destinam. Então, quero agradecer ao senador Alessandro Vieira, que fez um gesto muito importante ao disponibilizar esses recursos para a Prefeitura de Aracaju no fim do ano passado. E nós, celeremente, já estamos hoje assinando os contratos para o recebimento dos recursos, para que possamos já iniciar os processos licitatórios e logo em breve as obras”, afirmou.
Presente à solenidade de assinatura dos contratos, o senador Alessandro disse ser motivo de felicidade poder contar com a equipe da Prefeitura de Aracaju “e todo o time da Secretaria da Assistência Social, que rapidamente apresentou os projetos e conseguiu aproveitar esse recurso”. “São quase dez milhões de reais em obras importantes para atender quem mais precisa na cidade. Já existia a necessidade dessa verba, a equipe se preparou previamente, esperou a janela do orçamento, conseguiu politicamente trazer o recurso e o resultado vai ser o povo atendido”, ressaltou.
Conforme a secretária da Assistência Social de Aracaju, Simone Santana, os recursos destinados da emenda parlamentar serão utilizados para a construção de equipamentos voltados à promoção da garantia de direitos, de modo a fortalecer a proteção social especial no município e ampliar o acesso da população aos serviços socioassistenciais nas comunidades. Com estes recursos, detalhou Simone, a Prefeitura construirá um Centro Dia de Referência para Pessoa com Deficiência; uma residência inclusiva; um Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP); o Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) São João de Deus; O Creas Gonçalo Rollemberg Leite; e o quinto Creas da capital.
“Esses equipamentos estão distribuídos dentro dos territórios de atuação da Secretaria da Assistência Social de Aracaju, a exemplo do Centro POP, que será construído no Bairro Industrial, na região onde mais se concentra a população em situação de rua, para justamente continuarmos atendendo essa população com excelência. Vamos também ampliar a oferta de serviços, tanto com a construção do Centro POP, bem como com a construção do Centro Dia da Pessoa com Deficiência, unidade que hoje comporta até quarenta pessoas e que será ampliada para atender a mais de cem aracajuanos”, completou a secretária da Assistência Social de Aracaju ao salientar que todos os seis equipamentos que serão construídos estão localizados em bairros onde maior número de pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Fonte: AAN