Nesta quinta-feira (2), os secretários municipais indicados para a Prefeitura de Aracaju tomaram posse em cerimônia no Teatro Atheneu. Ao todo, são 23 novos gestores, da administração direta e indireta, que agora têm o compromisso firmado com a reestruturação da capital. “Secretários e secretárias carreguem Aracaju no coração de vocês. Sejam acolhedores e humanos com o povo. Trabalhem em união, com amor uns com os outros”, pediu Emília Corrêa, prefeita do município, em um caloroso discurso.
Três principais secretarias municipais, Saúde, Assistência Social e Educação, têm à frente mulheres. “Eu vou dar o meu melhor como educadora. A problemática da distorção da idade com as séries, o déficit de vagas nas creches e o disparate de jovens e adultos que não sabem ler estão entre meus principais compromissos”, informou Edna Amorim, secretária de Educação.
A secretária de Assistência Social, Simone Valadares, adiantou que já tem um levantamento prévio da pasta, mas que será aprofundado a partir dos próximos dias. “Nós nos comprometemos perante a sociedade aracajuana para cuidar das pessoas, principalmente daquelas mais vulneráveis. Esse é compromisso de Emília e também um compromisso meu”, garante Simone.
A secretária de Saúde, Débora Leite, discursou em nome de todos os secretários empossados. “Agradeço a Emília o convite para trabalhar e lutar por uma cidade mais humana, com equidade e bem-estar. Fazemos parte do povo que clamaram por mudança, e acreditaram no projeto de Emília e Ricardo. É uma honra sermos convocados para tão importante missão: de tornar concreto o plano de uma Nova Aracaju. Nos comprometemos em tornar esse projeto concreto, contribuindo com o melhor de nosso trabalho”, declarou Débora.
TRANSPARÊNCIA
Transparência foi uma das palavras de destaque na cerimônia de posse. “Queremos levar uma gestão transparente para a população e para a imprensa. Assim, acreditamos que a população será assistida e ouvida”, informou Ricardo Marques, vice-prefeito e também secretário da Comunicação de Aracaju. O delegado Paulo Márcio assumiu a Controladoria-Geral de Aracaju. “Vamos seguir as recomendações de Emília e de Ricardo em zelar por uma gestão transparente e eficiente”, diz.
O novo controlador-geral do município acrescentou que essa responsabilidade é um dever de toda a administração. “Já analisamos a licitação para a contratação de uma empresa de auditoria externa. Emília pretende, de forma concreta e republicana, detectar se houve irregularidade durante outras gestões. Isso também irá garantir que os recursos arrecadados possam chegar à população com sua integridade total”, informou Paulo Márcio.
Durante a cerimônia, estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal de Aracaju, Ricardo Vasconcelos, o deputado federal Rodrigo Valadares, o ex-senador Eduardo Amorim, o presidente da Fecomércio Marcos Andrade, o conselheiro-substituto do Tribunal de Contas do Estado, Rafael Farias, além de vereadores do município.
CONFIRA A LISTA DE NOMES DOS NOVOS SECRETÁRIOS DE ARACAJU:
- Vice-prefeito Ricardo Marques (Secretário da Comunicação);
- Edna Amorim (Secretária da Educação);
- Paulo Márcio (Controlador-Geral);
- Sérgio Guimarães (Secretário da Infraestrutura);
- Fábio Andrade (Secretário do Turismo);
- Débora Leite (Secretária da Saúde);
- Sidney Thiago (Secretário da Fazenda);
- Hunaldo Mota (Procurador- geral);
- Itamar Bezerra (Secretário de Governo);
- Thyago Silva (Secretário do Planejamento, Orçamento e Gestão);
- Fábio Uchôa (Secretário da Articulação Política);
- André David (Secretário da Defesa Social);
- Simone Valadares (Secretária da Assistência Social);
- Emília Golzio (Secretária do Meio Ambiente);
- Aquiles Silveira (Secretário do Esporte e Juventude);
- Dilermando Júnior (Secretário do Desenvolvimento Econômico e Inovação).
- Administração Indireta:
- Nelson Felipe (Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito – SMTT);
- Melissa Rollemberg (Fundação Municipal de Formação para o Trabalho – Fundat);
- Elaine Oliveira (Coordenadoria do Procon); 7
- Ricardo Silva (Guarda Municipal);
- Hugo Esoj (Empresa Municipal de Serviços Urbanos – Emsurb);
- Valéria Bispo (Defesa Civil); Luciano Paz (Instituto de Previdência de Aracaju)
- O secretário da Articulação Política, Fábio Uchôa será interino na (Fundação de Cultural Cidade de Aracaju Funcaju).