O sorriso no rosto e a expressão de felicidade são as boas-vindas para quem chega até o ponto onde fica o isopor de Maria do Carmo da Silva, bem próximo à região dos lagos, na Orla da Atalaia, local de circuito do Pré-Caju 2023. O entusiasmo na voz ao atender com delicadeza e paciência sua clientela demonstra que, para essa ex-atendente de padaria, o comércio de cervejas em eventos como a prévia carnavalesca é muito mais do que um simples ofício.
“Eu amo o que faço e procuro sempre dar o meu melhor para atender bem o público. Não tenho como não ficar grata a Deus por ter tido a chance de ser mais uma vez contemplada e poder levar o pão de cada dia pra casa. Essa é minha quarta vez só no Pré-Caju e já é uma redinha boa que ajuda muito no orçamento” relata.
Dona Maria do Carmo faz parte da lista dos mil vendedores ambulantes sorteados e autorizados pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) para o comércio de bebidas e alimentos durante o Pré-Caju 2023, evento que conta com o apoio logístico da Prefeitura de Aracaju e que contribui para a fomentação da economia local.
A empolgação da negociante Rosineide Alves é um outro forte exemplo de como o tão aguardado retorno financeiro mexe com os sentimentos de cada um dos comerciantes contemplados. Ao lado do esposo e dos três filhos, a vendedora se divide entre atender os clientes, preparar os lanches e ainda ficar de olho para não deixar faltar mercadoria. Todo o esforço, segundo ela, vale a pena, uma vez que a empreitada tem sido por anos uma das principais fontes de renda da família, que já coleciona diversas conquistas frutos desse trabalho.
“Tá tudo ótimo, graças a Deus. Conseguir ser contemplada e ter uma oportunidade excelente como essa para trabalhar é sempre muito bom. Natal Iluminado, Forró Caju, o que a Prefeitura organiza a gente vai lá, se inscreve e fica na expectativa. Enfim, conseguimos tocar a vida com o dinheiro que a gente ganha”, comenta Rosineide.
Acompanhando de perto a movimentação no início do segundo dia do Pré-Caju 2023, o presidente da Emsurb, Bruno Moraes, reforça a importância econômica que o evento traz para o município, assim como as possibilidades de incremento à renda familiar, ampliadas por meio do apoio dado pelo executivo municipal.
“O Pré-Caju gera ganhos em diversos segmentos como o turismo, a rede hoteleira, os bares e restaurantes, mas existe também este outro viés, daqueles que retiram, que complementam seu sustento ou que dão mais um passo à concretização de seus objetivos, através de eventos como este. É para esse setor que os trabalhos da Emsurb também se voltam, proporcionando mais comodidade, oferecendo mais segurança e trazendo iniciativas pioneiras, como está sendo com o projeto Pré-Caju Recicla. Em resumo, uma série de atividades que favorecem mais ainda esse cenário de bons resultados para todos”, reafirma o gestor.
Em meio à animação do primeiro dia de Pré-Caju com o público na avenida, Emerson Francisco Mota segue confiante para uma alta nas vendas. Com uma experiência satisfatória no ano passado, o comerciante de drinques diz sempre optar pelo otimismo e ensina a fórmula para obter sucesso com os lucros.
“A sensação de vender no Pré-Caju é muito boa, com tudo sempre organizado, bem seguro. Estamos aqui no segundo ano, achando tudo muito gratificante e com a expectativa enorme. A gente tem o nosso segredo, que é atender bem e oferecer um bom produto para o cliente”, expressa Emerson.