Oportunidade que gera expectativa de trabalho e renda. O programa Qualifica Sergipe chegou a Cedro de São João nesta terça-feira (4), com o início de dois cursos da área de confeitaria ofertados nesta semana. No mesmo segmento e período, também acontecem formações no município de Carira, sendo disponibilizadas duas em cada cidade, com um total de 120 vagas.
Ofertados pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), os cursos de ‘Salgados de lanchonete’ e ‘Confeitaria Artesanal’ são possibilitados pelas unidades móveis ‘Sabores da confeitaria’, do Serviço Nacional da Indústria (Senai). Elas são deslocadas até esses municípios e em cada cidade foi realizada uma turma de cada um dos cursos. A ação também conta com a parceria do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), órgão vinculado ao Governo Federal, e da Prefeitura Municipal.
Já são mais de 20 cidades sergipanas alcançadas pelo programa, que mostra caminhos para quem estava sem perspectiva, como é o caso da jovem mãe Rosane Melo, de 24 anos, moradora de Cedro de São João. Vivendo numa cidade pequena, ela não enxerga muitas oportunidades de trabalho e acredita que uma qualificação profissionalizante pode transformar sua realidade.
Para ela, esses cursos abrem novas oportunidades, coisa que ela há muito tempo espera. “Como jovem, almejei bastante essas capacitações, porque, quando a gente é capacitada, dá um passo à frente para conquistar os nossos objetivos. E esses cursos tanto geram oportunidade para a gente trabalhar por conta própria como também para movimentar a economia da cidade, gerar novos empreendimentos e novos empregos. Estou muito feliz em estar participando”, disse, ao agradecer a oportunidade.
O instrutor Walter Andrade explicou que os cursos têm o formato de aula-show, na qual o preparo dos alimentos é mostrado numa tela, enquanto os detalhes são repassados ao microfone. “Vamos trabalhar o processo de pesagem de todos os ingredientes. Também falaremos das boas práticas, que diz respeito à higienização e manuseio dos alimentos, falaremos também sobre precificação e etapas da produção”, detalhou, ao lado da outra instrutora, Mariana Mendonça.
Para a empreendedora popular Sayonara Alves, que já trabalha com alimentação, será uma chance de incrementar o seu cardápio de futuras encomendas. Aluna do curso ‘Confeitaria artesanal’, ela diz que faz todo tipo de bolo, mas nunca fez para vender. Ela acredita que depois do curso isso talvez possa mudar. “Eu vi uma oportunidade a mais além do que eu já sei, porque eu faço o meu café gourmet artesanal em casa. Então tomei essa decisão, porque eu senti a necessidade. Resolvi abraçar para aprimorar e talvez até inventar outras coisas, aí quero [o curso] como exemplo. Espero saber mais ainda e colocar em prática”, contou.
Quando as inscrições começaram em Cedro, Geisily Aquino, de 21 anos, foi umas das primeiras a se inscrever. Nesta terça-feira, no primeiro dia de aula, ela estava presente, com a mesma disposição de aprender. “Estou buscando aprender para ter uma fonte de renda e já gostei de tudo o que eu vi até agora”, disse a participante do curso ‘Salgados de lanchonete’.
Durante a abertura do curso em Cedro de São João, a secretária da Assistência Social, Naira Almeida, esteve presente, representando a prefeitura local, além de incentivar as participantes a concluírem a qualificação. A assessora especial do Governo, Suely Ouro, também levou uma fala motivacional para as participantes das duas turmas na cidade.
Fonte: Secom