A Polícia Federal realizou, nesta sexta-feira (28), a cerimônia oficial em comemoração aos 81 anos de compromisso e serviços prestados com excelência no combate ao crime e à proteção da sociedade.
Instituída pelo Decreto-Lei nº 6.378, de 28 de março de 1944 e guiada pelos princípios da integridade, inovação, imparcialidade, ética e eficiência, a Polícia Federal tem em suas atribuições, definidas na Constituição de 1988, as funções de polícia judiciária da União, prevenção e repressão ao tráfico de drogas, contrabando e outras infrações. Também exerce controle migratório, fiscalização de produtos químicos e segurança privada, além de atuar como polícia marítima, aeroportuária e de fronteiras, tornando-se referência no combate a crimes financeiros, ambientais e abuso sexual infantojuvenil praticado online.
Em seu discurso a Superintendente Regional de Polícia Federal em Sergipe, Dra. Aline Marchesini Pinto, disse que a PF vem desvendando novos caminhos no combate à criminalidade, com patrulhamento em toda a costa do Estado, atuando com ostensividade nas fronteiras marítimas e fluviais. Ressaltou ainda que está entre as 10 Superintendências do país com conceito de Excelência nos Índices da Polícia Administrativa, aliado às inovações tecnológicas, automatização de processos e racionalização da gestão.
Enfatizou que as obras de construção da sede própria da PF na Coroa do Meio, iniciadas em 2024, já foram concluídas: o muro, a fundação e parte da terraplanagem. Honrando sua história e valorizando seu passado, está construindo o presente pensando no futuro. Também falou do Projeto Rosa dos Ventos, com previsão de atendimento psicológico para o efetivo, num reconhecimento da Direção-Geral em cuidar de quem faz a PF, sempre guiados pelos valores de justiça, ética e compromisso com a sociedade, concluiu a Superintendente Dra. Aline.
Durante o evento, foi realizada justa homenagem àqueles que contribuíram com seus esforços para o sucesso da PF e, hoje aposentados após longos anos de serviços prestados ao Brasil, deixaram um legado que serve de inspiração e exemplo para as novas gerações.
Entre os agraciados, o agente de Polícia Federal José Luiz Marques Daniel que após receber das mãos da Superintendente Regional da Polícia Federal o Certificado e Medalha de homenagem por sua atuação na Polícia Federal, disse: “estou me aposentando depois de quase 27 anos de serviço. Saio feliz e com saúde, para aproveitar o resto da minha vida. Agradeço muito a polícia federal pelas oportunidades que poucas pessoas têm a possibilidade de viver e em especial por estar recebendo essa homenagem na data em que a PF completa 81 anos, sendo reconhecido pelos colegas e pela alta direção da polícia federal por ter feito um bom trabalho”.








Acrizio Campos – DRT 2813/SE
Fotos e Vídeos: Comunicação Social da PF