Caro leitor,
O planejamento estratégico é um roteiro para atingir determinado objetivo, seja sua
aposentadoria, graduação ou mesmo abrir uma empresa. Para facilitar o entendimento de
um planejamento, usarei como exemplo, o objetivo de construir uma casa. Então, vamos
começar?
Primeiro elaborar um quadro com 7 colunas e quantas linhas forem necessárias para
detalhar o plano de ações. No cabeçalho de cada coluna inserir as seguintes perguntas:
1) O que fazer?
2) Fazer Por quê?
3) Quem fará?
4) Onde?
5) Como?
6) Quando?
7) Recursos?
Na primeira coluna (o que fazer?) anotar as seguintes ações, uma em cada linha: contratar
arquiteto/engenheiro; elaborar projeto; escolher terreno/localização; comprar terreno;
contratar construtora; fazer a fundação; levantar alvenaria; construir telhado; instalação
elétrica e hidráulica; pintura e acabamento. Cada ação colocada na primeira coluna “o que
fazer”, deve suscitar respostas às questões seguintes. Então, se você colocou “contratar
construtora”, a próxima pergunta necessitará da sua resposta sobre o “por que?” contratar
uma construtora e assim por diante. Depois de preencher e analisar todas essas lacunas, o
plano de ação servirá como insumo para estruturar seu planejamento, monitoramento e
cumprimento das etapas planejadas. Entretanto, vale ressaltar que demanda tempo e
investimento na execução dos processos e recursos necessários.
Avançando mais um pouco, e considerando que A é onde estamos, e B onde pretendemos
chegar, um bom planejamento consiste na escolha do melhor caminho de A até B.
Vivemos em um ambiente de constantes mudanças e, para se alcançar o objetivo desejado,
é preciso planejar. Não é prever o futuro, mas analisar alternativas, reduzir incertezas,
minimizar riscos, direcionar investimentos, identificar a capacitação necessária para os
objetivos, identificar concorrentes, definir onde pretende atuar, envolver outras pessoas.
Em se tratando de um investimento pessoal ou empresarial, no momento, iremos apenas
conceituar, mas na elaboração do Planejamento Estratégico, além do plano de ação citado
acima, deve-se considerar:
a) A Missão – é a razão de ser. Um compromisso com o presente e com o futuro. Serve
como referencial para os objetivos.
b) A Visão – expressa um “sonho” e intenções desafiantes em torno das quais se define
a direção a ser seguida rumo ao futuro desejado, em determinado período.
c) Os Cenários – são informações coletadas e analisadas, que não necessariamente
acontecerão, mas que estejam relacionadas sistemicamente ao Plano.
d) O Ambiente interno (Forças e Fraquezas) e externo (Ameaças e Oportunidades) –
com essa análise, encontramos as potencialidades para aproveitar as oportunidades;
e as vulnerabilidades que dificultam o aproveitamento dessas oportunidades.
e) Os objetivos – são definidos como uma situação futura que se pretende alcançar.
Devem ser coerentes com a Missão e construído com base na análise do cenário.
f) As Metas – são alvos quantificados e com prazo de execução definido. Deve ser
específica para o que precisa ser alcançado, coerente com os objetivos, atingível, mas
realista, concreta e clara, mensurável e desafiante.
g) Os Indicadores de desempenho – quantificam o desempenho de um processo,
serviço ou produto, monitorando o progresso em direção aos objetivos definidos. Sem
medição não há controle, e sem controle, não há gerenciamento.
Com as informações aqui apresentadas, é possível dar os primeiros passos, firmes e
assertivos, em direção ao seu objetivo pessoal ou empresarial. Quem tem o conhecimento,
tem mais chance de alcançar o sucesso no seu planejamento.
*Acrizio Campos – DRT 2813/SE
acriziocampos@gmail.com
*Acrizio Campos é Advogado, Pós-Graduado em Direito Previdenciário, Direito Civil/Empresarial e Direito Constitucional Aplicado; Bacharel em Administração de Empresas com Especialização em Gestão da Qualidade e Gestão Empresarial; Jornalista e Consultor de Negócios (indústria, Comércio e Serviços).
2 respostas
Tema muito interessante e oportuno. Para se realizar algo com eficácia é preciso estar ciente de todas as fases e processos. Um bom planejamento é o caminho para o sucesso
Excelente conteúdo. Parabéns Acrizio.