Moradores de Umbaúba receberão diversos serviços da Saúde no ‘Sergipe é aqui’

Com o intuito de facilitar cada vez mais o acesso à saúde para a população sergipana, os moradores de Umbaúba, sul sergipano, receberão diversos serviços da Secretaria de Estado da Saúde (SES) nesta sexta-feira (19), em mais uma edição do ‘Sergipe é aqui’. Estará disponível a Carreta do Homem, com exames de ultrassom e consultas com clínico geral, além de exames de ultrassom de mama e transvaginal para o público feminino, bem como a realização de testes rápidos de HIV, sífilis, hepatites virais B e C pela Unidade Móvel ‘Fique Sabendo’, coleta de amostras para exames PSA, além de orientações sobre doação de medula óssea. 

O Laboratório Central de Sergipe (Lacen) também estará presente para quem deseja coletar amostras para testes do Programa de Proteção à Gestante (Protege), durante o primeiro e o último trimestre da gravidez. Já o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) possibilitará a coleta de amostras com cinco mililitros de sangue para cadastro de doador de medula óssea, bem como dará orientações sobre a importância da doação de sangue. 

Centro de Reabilitação 

O Centro Especializado de Reabilitação José Leonel Ferreira Aquino (CER IV) também participará do ‘Sergipe é aqui’ distribuindo a Cartilha do Usuário e orientando a população sobre os serviços realizados na unidade.

 Opera Sergipe 

Os usuários regulados no programa ‘Opera Sergipe’ também poderão realizar consulta com um cirurgião geral, fazer agendamento de exames pré-operatórios no prestador credenciado e fazer a marcação da data da cirurgia. Lançado em julho de 2023, o ‘Opera Sergipe’ já devolveu a saúde e o bem-estar de mais de 14 mil sergipanos. 

 Avaliação odontológica 

A avaliação odontológica tem o objetivo de detectar precocemente o câncer de cavidade oral, conhecido popularmente como câncer de boca. Durante a avaliação, os pacientes que apresentarem lesões suspeitas ao câncer de boca passam pelo olhar direcionado de um cirurgião bucomaxilofacial e estomatologista, sendo encaminhados para atendimento no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

Fonte: Secom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Noticias Relacionadas

Categorias

ACESSE TAMBÉM

colunas e artigos

A Pokante No Ar

Aida Brandão

Meio Ambiente

Thiago Carlindo

Redes Sociais

Abrir bate-papo
Povão Jornal 35 Anos
Olá 👋
Em que podemos ajudar?