‘JK, o reinventor do Brasil’ será exibido no Memorial de Sergipe, em Aracaju

Aracaju será a primeira capital da região Nordeste a receber o lançamento da série documental inédita ‘JK, o reinventor do Brasil’, que retrata a vida do ex-presidente da República Juscelino Kubitschek. A obra sobre JK, que morreu num misterioso acidente automobilístico em 1976, contém quatro episódios e foi idealizada pelo pesquisador e diretor-executivo da TV Cultura, Fábio Chateaubriand. O filme-documentário, que chega a Aracaju por meio da emissora afiliada TV Aperipê, será exibido no Memorial de Sergipe, na Praça de Eventos da Orla da Atalaia, em Aracaju, no dia 14 de dezembro, às 19h.

‘JK, o reinventor do Brasil’ saiu do papel após dois anos de pesquisas. A minissérie documental aborda a trajetória de Juscelino Kubitschek e também apresenta uma fotobiografia com mais de 400 imagens relacionadas à história do ex-presidente e de Brasília. A série foi lançada no último final de semana em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Fábio Chateaubriand lembra que a produção aborda assuntos como a memória de JK, história, educação e entretenimento. “O processo de produção da série documental acontece há cerca de dois anos. Ela teve início no final de 2021, e a nossa intenção era justamente fazer diferente, buscar informações que ainda não tinham sido compiladas. Fomos a campo com uma equipe muito profissional e muito dedicada para buscar informações sobre Juscelino Kubitschek”, explica.

O diretor da TV Cultura afirma ainda que a pesquisa foi realizada por meio de um processo minucioso. “Trouxemos para o projeto arquivos públicos, instituições públicas e privadas que possuem fotografias sobre Juscelino Kubitschek e outros documentos. O arquivo público do Distrito Federal foi muito importante para esse processo, assim como o arquivo público de São Paulo e o arquivo público nacional, além da casa do Juscelino Kubitschek, em Diamantina, que abraçaram esse projeto e o formato dele, que é diferente, além de tantos outros acervos”, detalha.

Partiu do diretor de Radiodifusão da TV Aperipê, Carlos Batalha, a ideia de exibir em Sergipe o filme-documentário, que nasceu de várias conversas com Fábio Chateaubriand. “Temos uma parceria muito forte com a TV Cultura e passamos, nesses últimos dois anos, a ampliar essa parceria, especialmente com o aumento significativo de matérias locais exibidas em rede, com números bem acima da média. Isso facilitou o projeto de exibir a produção sobre JK em Aracaju”, destaca Batalha.

Além da parceria com a TV e Rádio Aperipê, a exibição da série documental ‘JK, o reinventor do Brasil’ tem o apoio do Governo do Estado de Sergipe, por meio da Secretaria Especial da Comunicação Social (Secom), do Memorial de Sergipe e da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), além da Universidade Tiradentes (Unit) e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio/SE).

Noticias Relacionadas

Categorias

ACESSE TAMBÉM

colunas e artigos

A Pokante No Ar

Aida Brandão

Meio Ambiente

Thiago Carlindo

Redes Sociais

Abrir bate-papo
Povão Jornal 35 Anos
Olá 👋
Em que podemos ajudar?