Assim como no trânsito, a saúde mental também exige atenção, respeito e cuidado. Foi com esse olhar atento que, nesta quinta-feira (23), motoristas que circulavam pela avenida coletora A, no bairro Marcos Freire I, foram surpreendidos por uma blitz de conscientização sobre saúde mental e emocional, promovida pela Secretaria Municipal da Saúde e do Saneamento de Socorro, por meio da equipe multiprofissional do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Usuário Janser Carlos de Oliveira Castro.
A iniciativa, que contou com o apoio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) do município, integra um calendário de ações alusivas à campanha nacional “Janeiro Branco”, se somando à atividade realizada na última quarta-feira (22), onde psicólogos, psiquiatras, psicopedagogos, musicoterapeuta, enfermeiros, educadores físicos, assistentes sociais e referências técnicas da unidade levaram, ao Shopping Prêmio, uma programação diversificada com musicoterapia, palestra com o tema “Cuidando agora e sempre da comunidade de Socorro”, além da distribuição de panfletos informativos sobre o impacto das atitudes cotidianas na saúde mental.
De acordo com a secretária da Saúde e do Saneamento do município, as atividades fazem parte da estratégia de prevenção em saúde mental.
“Dentro das políticas de saúde, priorizamos medidas preventivas. Ao longo de janeiro, realizamos campanhas educativas para abrir o diálogo sobre saúde mental, apresentando à população a rede de atendimento disponível no município para quem precisa de acolhimento psicológico ou psiquiátrico. Essas ações têm o objetivo de alertar a sociedade sobre os problemas que podem surgir pela falta de cuidado com a saúde mental, além de mostrar como preveni-los e tratá-los”, destacou.
A coordenadora do Caps Usuário Janser Carlos de Oliveira Castro, Yamani Ferreira, destacou a importância das ações, que visam quebrar tabus sobre o tema.
“Temos observado um aumento no número de pessoas adoecidas mentalmente, o que reflete na maior demanda em nossa unidade. Por isso, é fundamental rompermos os estigmas e levar a mensagem à comunidade, excluindo paradigmas. Quando saímos dos muros para falar sobre o assunto, nosso objetivo é fazer com que as pessoas coloquem a saúde mental como prioridade em suas vidas, explicou.”
De acordo com o coordenador de Fiscalização da SMTT de Socorro, Bruno Andrade, um dos agentes responsáveis pelo isolamento de uma pista e pela parada dos condutores, “A organização do trânsito e a segurança viária foram garantidas para que as equipes técnicas pudessem alcançar o maior número possível de motoristas, por meio das paradas programadas em nosso corredor. A adesão da população foi positiva e tudo transcorreu conforme o planejado”, explicou.
A cabeleireira Aguinalda Farias parabenizou a gestão pela iniciativa. “Apoio totalmente. É uma ação maravilhosa e necessária.”, disse. A dona de casa Maria Valdelice Jesus, usuária do Caps Janser Carlos de Oliveira Castro há 10 anos, elogiou não só a ação, como também a equipe técnica do Caps.
“Aqui, me sinto acolhida e no lugar certo. Tenho acompanhamento com a psicóloga, o que faz toda a diferença na minha vida. Essa ação é essencial, pois ajuda as pessoas a entenderem a importância de cuidar da saúde mental. É um trabalho bonito, sábio e muito necessário. Acredito que cuidar de nós mesmos é um compromisso que todos devemos assumir”, reforçou.
Fluxo de atendimento
O município conta com quatro Centros de Atenção Psicossocial (Caps), entre eles, Usuário Janser Carlos de Oliveira Castro (Marcos Freire I), Rogalício Vieira da Silva (Parque dos Faróis), Infanto Juvenil São Domingos Sávio (Marcos Freire II), AD Ana Pitta – Álcool e Drogas (Marcos Freire I).
O atendimento nas unidades acontece de segunda à sexta-feira, de 8h às 17h. O paciente com transtorno mental leve é acompanhado no posto de saúde, moderado, no ambulatório de psiquiatria, dentro dos Centros de Especialidades que possuem psiquiatra e psicólogo, já os pacientes com transtornos graves e severos são atendidos nos quatro Caps, de acordo com a especialidade.
Fonte: Secom Socorro