Um bom filme infantil, pipoca e uma tarde de lazer em uma sala de cinema! Essa foi a programação de 138 pessoas, entre crianças, adolescentes e responsáveis atendidos pela Associação Católica Bom Pastor, em Aracaju, através de uma iniciativa do Ministério Público de Sergipe (MPSE). A ação, intitulada de ‘Cine Escola’, conta com a parceria do Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT-SE), e permite aos jovens em situação de vulnerabilidade social, o acesso ao cinema e a uma programação cultural.
As famílias assistiram ao filme ‘Elementos’, animação que conta a história de uma cidade onde os habitantes do fogo, água, terra e ar vivem em harmonia. A ação, coordenada pelo Centro de Apoio Operacional da Infância e Adolescência (CAOpIA) e Divisão de Gestão de Pessoal Área Institucional (Divei), também contou com a parceria do Cinema Centerplex e do Bob’s, no Aracaju Parque Shopping.
A Diretora do CAOpIA, a Promotora de Justiça Talita Cunegundes, destacou o empenho das instituições para garantir o acesso ao cinema para as crianças e adolescentes. “Muitos desses jovens não têm a rotina de frequentar as salas de cinema, em função das condições socieconômicas e o contexto social onde estão inseridas. Então essa é uma oportunidade de inseri-los em uma atividade cultural, com entretenimento, permitindo uma experiência ímpar. É preciso agradecer a todos os parceiros que se somaram para que essa ação pudesse acontecer, especialmente ao MPT, que destinou verbas oriundas de ações trabalhistas para custeio do cinema e do lanche”, pontuou.
O Cine Escola tem o propósito de facilitar o acesso de estudantes ao ambiente do cinema. Ele funciona como pacote de tarifa diferenciada, possibilitando uma experiência completa do início ao fim da exibição. Na ação com os assistidos da Associação Católica Bom Pastor, a sala de cinema foi reservada para o grupo.
Fonte: Ascom MPSE