Ação de Governo Itinerante levará dezenas de serviços prestados por secretarias e órgãos da administração pública à população
O município de Moita Bonita, localizado na região agreste de Sergipe, receberá a 23ª edição do programa do Governo do Estado ‘Sergipe é aqui’. Mais de 160 serviços ofertados pelas secretarias e órgãos da administração pública estadual serão disponibilizados na Escola Estadual Djenal Tavares de Queiroz, a partir das 8 horas. São serviços nas áreas da Saúde, Assistência Social, Esporte, emissão de documentos, entre outros. Na oportunidade, o município se transforma, durante um dia, na capital do estado, e, também, são anunciados benefícios para a população da cidade anfitriã.
Coordenado pela Secretaria de Estado da Casa Civil (SECC), o programa do Governo do Estado promove cidadania e fortalece os laços entre o Estado e a população sergipana. Além disso, contribui também para a valorização e o desenvolvimento da região, ao promover a visibilidade e a atração de investimentos.
Na última edição realizada, no dia 22 de fevereiro, o governo levou o ‘Sergipe é aqui’ para Cumbe, no médio sertão sergipano. Durante a 22ª edição do Governo Itinerante, os moradores do município tiveram a oportunidade de contar com cerca de 170 serviços essenciais disponibilizados por diversos órgãos e secretarias que integram a gestão estadual. Os atendimentos se concentraram no Colégio Estadual Alcebíades Paes.
Na oportunidade, foram autorizadas pelo Governo do Estado a licitação da reforma do Ginásio de Esportes Manoel Ávila de Menezes, orçada em R$ 675.842,84; e a licitação da construção de quadra desportiva do Povoado Saco Grande, cujo investimento é de R$ 622.750,34. O governo estadual autorizou também a execução de 3.850 m² de capeamento asfáltico de ruas dos trechos 01 e 02 do povoado Saco Grande, e outros 2.800 m² nas ruas dos trechos 01 e 02, desta vez no Povoado Forte. As obras de infraestrutura autorizadas serão comandadas e fiscalizadas pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi).
Atendimentos
As ações do ‘Sergipe é aqui’ são executadas simultaneamente por diversas secretarias, órgãos, fundações e autarquias, resultando em atendimentos médicos, vacinação, emissão de documentos, orientações jurídicas e muito mais.
Quem não perdeu tempo e foi realizar o exame ginecológico foi a funcionária pública Maria José Feitosa Lima, 54 anos. O procedimento foi realizado na Carreta da Saúde da Mulher, levada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). Os pacientes do sexo masculino também tiveram à disposição ultrassonografia da próstata e outros exames, realizados na Carreta da Saúde do Homem. “O Estado está de parabéns. Eu tenho sempre o hábito de cuidar da saúde. Às vezes é difícil conseguir ter fácil acesso a determinados exames. Então não perdi tempo e vim fazer”, disse Maria José.
Já Gildázio Vieira dos Santos, 53 anos, realizou consulta com o urologista na Carreta do Homem. Na opinião do lavrador, o ‘Sergipe é aqui’ traz muitos benefícios para a população, principalmente a carente, que mora distante dos grandes centros. “A ideia é interessante. Estava precisando mesmo aqui desses serviços. Só veio facilitar a nossa vida para gente se cuidar mais”, disse o morador de Cumbe.
Outra ação empreendida foi a avaliação odontológica para detecção precoce do câncer de cavidade oral. A iniciativa é realizada a partir do programa Sorrir Sergipe, coordenado pela Diretoria de Atenção Especializada/SES, em parceria com a Fundação Estadual de Saúde (Funesa), que faz triagem, avaliação e diagnóstico, instrução de higienização bucal e entrega de kits odontológicos.
Fabiana Pereira Santos, 40 anos, residente no Povoado Forte, em Cumbe, foi umas das moradoras que realizaram a avaliação bucal. “O atendimento foi ótimo, rápido. Graças a Deus está tudo ok. Só tenho que marcar para fazer uma limpeza. O procedimento em si foi muito tranquilo. Todo mundo deveria fazer”, avaliou a agricultora.
Já a autônoma Sandra Santos Azevedo, 47 anos, levou a gata para ser castrada no projeto ‘Castramóvel’, da Superintendência de Proteção Animal (SupAnimal), setor vinculado à Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac). O serviço é um dos mais procurados durante a ação itinerante e tem o objetivo de realizar consultas e avaliações ambulatoriais, vacinação e procedimentos cirúrgicos de castração de cães e gatos.
“Para mim é maravilhoso porque nem todo mundo tem condições de realizar a castração do animal de estimação. E a gente sabe que a injeção não faz bem para o nosso bichinho. Então, quando surgiu a oportunidade, eu falei: ‘nossa, caiu do céu!’”, disse a tutora.
Além da ação, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas ofertou serviços de distribuição de cem mudas de plantas nativas e frutíferas; distribuição de material educativo para estudantes; distribuição de material sobre as unidades de conservação de Sergipe (com entrega de panfletos ressaltando a importância de conhecer e cuidar das unidades de conservação do estado); germinação/trilha ecopedagógica, além de trabalhos de educação ambiental, com brincadeiras educativas sobre bacias hidrográficas.
‘Sergipe é aqui’
O governo itinerante reafirma o compromisso em promover a inclusão social e o desenvolvimento de todas as regiões de Sergipe, e a realização do programa em Cumbe é mais um exemplo disso. A iniciativa foi uma oportunidade para que os moradores pudessem ter acesso a serviços e benefícios de forma prática e direta, fortalecendo a parceria entre governo e sociedade.
O programa do Governo do Estado já levou seus serviços aos municípios de Boquim, Porto da Folha, Propriá, Nossa Senhora das Dores, Itabaianinha, Estância, Frei Paulo, Itaporanga d’Ajuda, Capela, Carmópolis, Santo Amaro das Brotas, Ilha das Flores, Riachuelo, Campo do Brito, Tobias Barreto, Poço Verde, Nossa Senhora da Glória, Laranjeiras, Gararu, Santana do São Francisco, Muribeca e Cumbe.