O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), já investiu mais de R$ 2,6 milhões na compra e distribuição de 172.906 mil absorventes, no período de fevereiro a outubro de 2024, em todas as 318 escolas da rede estadual de Sergipe com o Programa Estadual de Promoção, Proteção e Prevenção da Saúde Menstrual nas Escolas (Cuidar-SE). A ação, que também recebe o apoio da Secretaria de Estado de Política para as Mulheres e da Secretaria de Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic) vem contribuindo com a saúde menstrual nas escolas através do programa, realizando a distribuição de absorventes nas escolas com o intuito de contribuir com a dignidade menstrual.
No início do ano letivo de 2024, com o objetivo de criar um plano de educação continuada em saúde, higiene pessoal e saúde menstrual para estudantes da rede estadual com frequência regular, foi instalado o programa ‘Cuidar-se’ para garantir o acesso a essas áreas de educação, promovendo a dignidade menstrual. Além dos absorventes, também foram disponibilizadas 73.000 cartilhas de apoio à dignidade menstrual para as escolas.
O referência técnica do Programa de Saúde na Escola (PSE) da Seduc, Emerson Lima Araújo, destacou a relevância da iniciativa para promoção da dignidade menstrual das estudantes. “A importância do Cuidar-se é fomentar a construção de uma educação para a saúde, bem-estar e autocuidado, além de garantir o acesso à saúde menstrual e combater a precariedade ligada a ela”, afirmou.
A coordenadora Edvania Oliveira, do Colégio Estadual Caldas Júnior, da cidade de Neópolis, expressou como o programa garantiu a permanência das alunas na escola no seu período menstrual. “A disponibilização dos absorventes pela nossa instituição, por meio do Programa Cuidar-se, é de fundamental importância para a permanência das nossas estudantes durante o ciclo menstrual. Havia situações em que a infrequência se dava pela insegurança da higiene pessoal. Esse cenário está no passado, pois, a partir do programa, a situação completamente em nossa escola”, comemorou.
Para a aluna Kevelyn Letícia, do Centro de Excelência 28 de Janeiro, da cidade de Monte Alegre, a distribuição de absorventes femininos pelo programa Cuidar-se é uma iniciativa que vai além do simples fornecimento do produto; ele representa o compromisso com a saúde e a dignidade das mulheres em situação de vulnerabilidade. “A iniciativa do Cuidar-se em oferecer esses absorventes faz toda a diferença, pois diminui a vulnerabilidade de muitas mulheres e meninas que não têm condições de comprar esses produtos e garante que possam ter um conforto e segurança, sem que a menstruação se torne um obstáculo em seu dia a dia”, finalizou.
A Seduc segue construindo o acesso à educação em saúde, higiene pessoal e saúde menstrual, além de combater a precariedade menstrual nas escolas da rede estadual.
Fonte: Secom