O Governo de Sergipe recebeu nesta segunda-feira (8), a visita institucional do presidente nacional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Décio Lima. Acompanhado da superintendente do Sebrae/SE, Priscila Filizola, Décio foi recepcionado, no Palácio dos Despachos, em Aracaju, por uma equipe de secretários de Estado, com quem discutiu as possibilidades de ampliação de parcerias para impulsionar o empreendedorismo e a geração de negócios em Sergipe.
Cumprindo agenda de inaugurações nos municípios de Pedrinhas e Simão Dias, o governador Fábio Mitidieri foi representado pelo secretário de Estado-Chefe da Casa Civil, Jorginho Araujo, e pelo vice-governador e secretário de Estado da Educação e da Cultura, Zezinho Sobral.
Durante o encontro, o secretário Jorginho Araujo destacou a excelente parceria atualmente existente entre o Governo do Estado e o Sebrae na realização de inúmeros projetos em Sergipe. De acordo com ele, a instituição tem participado ativamente de iniciativas para capacitar mão de obra, para fomentar pequenos negócios, e até no desenvolvimento de estudos, como o que foi realizado para aferir os resultados econômicos da realização dos 60 dias de forró no estado, durante os festejos juninos do ano passado.
“O Sebrae é um grande indutor do desenvolvimento em todo o Brasil, e aqui em Sergipe tem se apresentado como um parceiro de primeira mão, contribuindo com o progresso de nosso estado, capacitando a nossa juventude, fomentando o micro e pequeno negócio e ajudando a combater essa mazela que é o desemprego. A visita do presidente nacional do Sebrae coroa todo esse trabalho feito em parceria com a instituição, que não só já mostra resultados, como nos convence da necessidade de avançar ainda mais com novos projetos e novas parcerias”, destacou Jorginho Araujo.
O presidente nacional do Sebrae, Décio Lima, elogiou a colaboração e o bom relacionamento existente hoje entre a instituição e o Governo do Estado na implementação de políticas para promover a empregabilidade. Segundo ele, essa parceria tem se traduzido, sobretudo, em números excepcionais. “Aqui em Sergipe, trago uma confirmação daquilo que os números já diziam, de um trabalho executado com extraordinária competência e protagonismo na geração de empregos. O acumulado, só no mês de fevereiro, dos empregos obtidos no estado de Sergipe mostra que quase 90% são originários dos milhares de pequenos negócios, e o Sebrae está inserido”, destacou.
Décio Lima também reforçou que o Sebrae é uma entidade parceira, que trabalha em colaboração para promover o desenvolvimento socioeconômico do país. “O Sebrae é uma porta de sonhos que se concretiza para o povo brasileiro, e o que queremos aqui, em Sergipe, é ampliar o nosso protagonismo no fomento ao empreendedorismo. A essência do Sebrae é ser parceiro. Não fazemos nada sozinhos. Também é importante que o governo entenda que o Sebrae é uma marca que dá credibilidade à gestão”, complementou.
Parcerias
Entre as propostas de ampliação de parcerias discutidas durante a reunião está a realização do ‘Reload Sergipe 2024’, o maior evento de Marketing Digital do Sebrae. O evento acontecerá nos dias 3 e 4 de agosto, no Centro de Convenções AM Malls, em Aracaju, e reunirá especialistas nacionais e locais para debater diversos temas do universo do marketing digital, apresentar casos de sucesso, discutir como o uso das novas tecnologias pode melhorar o relacionamento das empresas com seus clientes, mostrar tendências, além proporcionar a realização de networking entre os participantes.
A Feira do Empreendedor 2024 e o VIVA 2025, um dos maiores eventos imersivos de turismo de experiência do Norte e Nordeste, também são projetos que terão a parceria renovada com o Sebrae. Outro projeto que deve receber atenção do Governo do Estado é a parceria para oferecer Curso de MBA de Educação – Empreendedora 5.0, para os professores da rede estadual de ensino.
“O trabalho que o Sebrae realiza é diferenciado, sobretudo voltado à juventude empreendedora. Atualmente, cerca de 20% do nosso sistema educacional já oferta ensino profissionalizante, e acredito que a parceria com o ‘Sistema S’ vai ampliar ainda mais essa possibilidade de formação, capacitando ainda mais jovens para o mercado de trabalho”, destacou o secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral.
A superintendente do Sebrae/SE, Priscila Felizola, também parabenizou o Governo de Sergipe pelo olhar diferenciado com o empreendedorismo e por apostar na parceria exitosa com a instituição. “Sabemos que o empreendedorismo no nosso estado é responsável por nove em cada dez empregos gerados. Só este ano, nos meses de janeiro e fevereiro, já foram gerados mais de dois mil empregos. Hoje, ocupamos o primeiro lugar do Nordeste na geração de empregos, através dos pequenos negócios. Então, a nossa vinda aqui hoje visa fortalecer ainda mais a ótima relação que temos com o poder público, principalmente com o Governo do Estado de Sergipe, que é parceiro nosso em diversas ações. E a gente pretende ampliar cada vez mais, principalmente na pauta da educação empreendedora e os grandes eventos que a gente vem realizando, ajudando a divulgar todo o nosso estado e desenvolvendo, dessa forma, a economia sergipana”, destaca Priscilla Felizola.
Presenças
Também estiveram presentes no encontro o secretário de Estado do Trabalho Emprego e Empreendedorismo, Jorge Telles; o secretário Especial de Articulação com os Municípios, Neto Batalha; o secretário Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação, Júlio Filgueira; e a secretária-executiva da Secretaria Especial de Representação de Sergipe em Brasílias, Jaqueline Caldeiras.
Fonte: Secom