Evento internacional sobre educação empreendedora será realizado em Aracaju

Como criar e incentivar a cultura empreendedora nas escolas e universidades. Esse é um dos temas que serão debatidos e aprofundado através das atividades do IV Congresso Internacional de Educação Empreendedora e Cidadania (4º CiEECi), que acontecerá entre os dias 16 e 18 de outubro no Vidam Hotel, em Aracaju. Ele é organizado pela Universidade Aberta de Portugal (UAb), em Lisboa, e envolverá pesquisadores, professores, gestores, empresas, estudantes e empreendedores em geral. Nesta edição, o congresso terá o apoio de diversas instituições e empresas sergipanas, incluindo a Universidade Tiradentes (Unit), o Tiradentes Innovation Center (TIC) e o Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP).

O evento foi criado em 2019, através de um fórum virtual que reuniu pesquisadores, educadores, empreendedores e formuladores de políticas públicas no Brasil e em Portugal. De lá pra cá, o congresso já teve duas edições presenciais, sendo uma em Ilhéus (BA) e outra em Vila Nova de Gaia (a 308 km de Lisboa). Um terceiro evento correlacionado foi o Congresso Internacional de Municípios Promotores do Empreendedorismo, que aconteceu no ano passado em Funchal, na Ilha da Madeira, com a participação de 11 municípios portugueses e um brasileiro. Neste evento, surgiu a proposta de trazer a próxima edição do CiEECi para Sergipe. 

Uma prévia oficial do evento foi realizada na última sexta-feira, 9, no Tiradentes Innovation Center, em Aracaju, com a presença do português Jacinto Jardim, presidente da Comissão Científica do congresso e professor da UAb, em Lisboa, onde leciona no Mestrado em Empreendedorismo e Cidadania Global (MECG) e no Centro de Estudos Globais (CEG). Ele abordou o tema “Educação Empreendedora: Desafios e Oportunidades”, tendo como debatedores o pró-reitor de Graduação e Extensão da Unit, Ronaldo Linhares; o presidente do ITP, Paulo do Eirado Dias Filho; o diretor técnico do Sebrae Sergipe, Brenno Barreto, e o coordenador geral do evento no Brasil, André Gusmão.

“A educação empreendedora e cidadã tem a ver com o conjunto das dinâmicas que permitem fazer com que os alunos interiorizem, desenvolvam competências, valores e emoções próprias de uma cultura empreendedora. Isso tem aspectos como ser capaz de pensar grande, de concretizar ideias ou de agir em contextos que estão a exigir criatividade, inovação, capacidade de resolução de problemas”, conceitua Jardim, avaliando que existe atualmente um crescimento do interesse pela educação voltada ao empreendedorismo, bem o aperfeiçoamento contínuo desta pedagogia e o aumento das iniciativas e projetos que atendam a essa demanda. 

André Gusmão define o conceito de educação empreendedora como algo que vai muito além do que abrir empresas e negócios. “A função da educação empreendedora é preparar a criança dentro do seu projeto de vida. Em quê você é melhor? O que é que você faz de bom? O que é que isso pode ser aproveitado para que mais na frente ele seja um empreendedor de um negócio, da vida, cultural, social, religioso… O empreendedorismo está aí, dentro dessas conotações todas”, define o coordenador.

O evento

O 4º CiEECi será focado na conexão entre a educação empreendedora e municípios que desenvolvem e se dedicam a projetos de incentivo no setor. O objetivo é apresentar e discutir as conexões e pontos comuns entre educação, inovação e empreendedorismo. Ele terá ainda a participação de cinco municípios sergipanos que irão apresentar projetos de empreendedorismo que envolvem alunos dos ensinos Fundamental e Médio: Itabi, Propriá, Moita Bonita, Malhada dos Bois e Campo do Brito. A previsão é de que o evento reúna em torno de 900 inscritos e mais de 30 palestrantes.

“A gente vai unir dois projetos, os municípios promotores do empreendedorismo e a educação empreendedora e a cidadania. Isso vai trazer pessoas do mundo inteiro, palestrantes do mundo inteiro, especialistas, pesquisadores, professores e pessoas que promovem a educação empreendedora, o empreendedorismo e a cidadania global. É imperdível, porque nós vamos unir a pesquisa científica com o que se faz de concreto nas escolas”, explica Gusmão. 

A Unit e as outras instituições ligadas ao Ecossistema Tiradentes têm participado das ações e iniciativas ligadas ao projeto, apresentando suas experiências e estruturas voltadas à cultura empreendedora no ensino superior. “Uma instituição de formação que visa inserir o aluno no mercado de trabalho, preparando ele nas suas competências específicas, mas ampliando os horizontes, é ter a possibilidade de aqui, no Tiradentes Innovation Center, fazendo parte do ecossistema educacional do grupo Tiradentes, oportunizar esses alunos. Essa discussão é um momento muito rico e próspero. Que esse evento possa não só fomentar discussões, mas também ampliar a visão dos nossos alunos e de todos que fazem parte aqui da sociedade sergipana”, espera o diretor de Relações Institucionais da Unit, professor Valter Joviniano Santana.

“Olhando para o ecossistema Tiradentes, a gente vai ver toda essa estrutura própria para o empreendedorismo. Seja para se fazer uma startup, ou para desenvolver uma pesquisa acadêmica, que é um empreendimento também. A gente pensar em empreendedorismo não se prende só a questão de empresarial ou comercial, mas sim ao desenvolvimento de um sonho. A nossa intenção, inclusive dentro desse contexto e falando como ITP, com todos os laboratórios e instalações que nós temos para desenvolvimento de pesquisas, inclusive profundas em termos de ciência, é proporcionar um ambiente extremamente propício para isso”, afirma Paulo do Eirado Filho, do ITP. 

As inscrições para o 4º CiEECi são gratuitas e já estão abertas através do site https://educacaoempreendedora.com/cieeci2025/ 

Fonte: Asscom Unit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Noticias Relacionadas

Categorias

ACESSE TAMBÉM

colunas e artigos

A Pokante No Ar

Aida Brandão

Meio Ambiente

Thiago Carlindo

Redes Sociais

Abrir bate-papo
Povão Jornal 35 Anos
Olá 👋
Em que podemos ajudar?