Atividades rotineiras como ler um livro, assistir a programas de televisão, fazer artesanato ou até mesmo contemplar a paisagem, são práticas que os pacientes oftalmológicos agora podem realizar após as cirurgias de catarata, pois o problema oftalmológico é uma das causas mais frequentes da diminuição ou perda da visão.
Por entender a importância de devolver o bem-estar dessas pessoas, o Governo do Estado, por meio do ‘Enxerga Sergipe’, tem intensificado esforços para a redução do tempo de espera, proporcionando mais qualidade de vida, conforto e comodidade aos sergipanos. Desde o lançamento, em junho de 2023, o programa já realizou 4.038 procedimentos, sendo 1.154 em Socorro; 1.508 em Itabaiana; 857 em Estância; 340 em Lagarto e 179 em Propriá.
O ‘Enxerga Sergipe’, realizado a partir da parceria do Governo do Estado e os municípios sergipanos, tem o objetivo de devolver a saúde ocular dos sergipanos, por meio da oferta de cirurgias de catarata e pterígio.
Bem-estar devolvido
Entre os mais de 4 mil pacientes já beneficiados pelo ‘Enxerga Sergipe’ está a aposentada Nair de Andrade, de 64 anos, que realizou a cirurgia e contou como o procedimento do olho direito mudou a sua vida para melhor.
“De uma hora para outra não enxergava e perdi a minha visão totalmente. Com o problema da catarata eu tinha dificuldade até de pegar ônibus e realizar o meu artesanato, pois lidava com as bijuterias que eram pequenas e não conseguia enxergar. Após a cirurgia, tudo mudou. Consigo ver e fazer meus hobbys e os afazeres cotidianos. Hoje, me sinto muito feliz pela liberdade em que agora vivo”, comemorou Nair.
Já a dona Maria do Carmo, de 63 anos, destacou a felicidade em ter a oportunidade de ver resgatada a sua qualidade de vida. Ela contou que após ser beneficiada pelo ‘Enxerga Sergipe’ consegue ler livros, assistir seus programas favoritos na televisão e viver com mais tranquilidade. “A minha vista antes era totalmente embaçada e atrapalhava muito as minhas caminhadas e atividades de rotina. Depois da cirurgia minha visão ficou 100% melhor e sou só gratidão”, relatou.
Como ter acesso
Para ter acesso ao ‘Enxerga Sergipe’ o paciente precisa ser diagnosticado com catarata por um médico oftalmologista e procurar a Secretaria da Saúde da cidade que reside, para que seja atendido nos municípios sedes das regiões de Saúde.
Fonte: Secom