A Vila do Natal Iluminado, na Orla de Atalaia, tem conquistado cada vez mais o coração dos sergipanos e turistas com seus diversos atrativos. Um dos principais destaques são a igreja e o presépio, que trazem consigo toda a simbologia do nascimento de Jesus e o verdadeiro significado do Natal. Aberta ao público até o dia 2 de janeiro de 2024, o espaço de entretenimento se torna um local não só de promoção do turismo e economia local, como também de convivência e confraternização, aproximando a população e promovendo o espírito natalino.
O presépio, cuidadosamente montado logo na entrada da Vila do Natal Iluminado, recria a cena do nascimento de Jesus, com cada personagem representando parte da história bíblica. Essa representação, além de ser uma tradição natalina, resgata a importância do amor, da paz e da solidariedade, valores essenciais para a época natalina.
Para o casal bahiano Bianca Santa Rosa e Eduardo, que mora na Barra dos Coqueiros há dois anos, os elementos inseridos no espaço conseguiram representar fielmente o significado da data. “Está bem bonito aqui. Tem poucos anos que a gente está morando aqui e, neste ano, está bem superior aos anos anteriores. É um sentimento diferente de alegria, união e renovação. Quando a gente se depara com o presépio, a igrejinha, nos remete realmente ao Natal e ao nascimento de Jesus. Traz uma simbologia muito importante para a época, de reafirmação, não é só questão comercial, mas do significado real da data. É como se fosse Jesus reaparecendo para todos nós seres vivos”, elogiou.
Reflexão
Além do presépio, a igreja cenográfica proporciona aos visitantes um momento de reflexão e de conexão com a espiritualidade do Natal. É um convite para que as famílias possam celebrar esse momento tão especial com fé e gratidão. É uma ocasião única para celebrar em família, celebrar as tradições e fortalecer os laços de união e fraternidade que a data traz.
Quem aproveitou o clima natalino para renovar os votos na igrejinha cenográfica foi o casal Gabriela e Bruno Garcia Dias. “Com certeza, além da iluminação, esses elementos decorativos fazem parte do que representa o verdadeiro sentido do Natal. Então, acho que é fundamental ter a igreja representada, o presépio porque traz a religiosidade, o nascimento de Jesus, que é o verdadeiro sentido do Natal. Por isso, a gente fez questão de passar aqui e, de certa forma, renovar nossos votos na presença do padre”, comentou.
Para o ator Cariolando Silva, que interpreta o personagem do padre Belga, que abençoa os sergipanos e turistas que visitam o espaço, a igreja é fundamental para trazer todo sentimento de reflexão e conexão com a data festiva.
“Nós recebemos as pessoas que vêm aqui com muita festa, alegria, respeito, carinho, amor, paz. Tudo isso que está aqui faz parte do Natal”, afirmou.
A aposentada Célia de Carvalho considera o Natal uma data importante que propõe a união e a fraternidade. Para ela, acompanhar a data na Vila do Natal Iluminado traz um significado de renovação dos sentimentos. “Eu acho lindo, tudo bonito. Eu moro aqui perto e a gente sempre vem para todas as festas que têm aqui na Orla de Atalaia e essa, com a novidade do Natal Iluminado, nos encantou ainda mais, era o que faltava para gente! E não podia faltar a luzes, o presépio, a igreja e a Árvore de Natal, sem dúvidas nos remete ao nascimento de Jesus Cristo, que é o verdadeiro significado da data’, elogiou a aposentada que estava acompanhada da cunhada e da filha.
Vila do Natal Iluminado
Em uma parceria entre Governo de Sergipe e Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio), com apoio da Energisa, a Orla da Atalaia, em Aracaju, recebe pela primeira vez a Vila do Natal Iluminado. A programação envolve apresentações de mais de 60 artistas e grupos sergipanos, com o objetivo de proporcionar a sergipanos e turistas a experiência inédita de um período natalino em um dos principais cartões-postais do estado.
Com ambientação temática, a vila conta com roda gigante, pista de patinação no gelo, casa do Papai Noel, trenzinho, igreja cenográfica, presépio, árvore de Natal de LED e espaço instagramável. A estrutura também integra espaço de alimentação com bares e lanchonetes, economia solidária e comercialização de artesanato.