Dia do Obstetra reforça a importância do pré-natal durante a gestação

Nesta sexta-feira (12), é comemorado o Dia Nacional do Obstetra, profissional que acompanha as mulheres durante todo período de gestação, parto e pós nascimento. Estes especialistas realizam todo o processo de nascimento de uma criança, atendendo as necessidades de saúde da gestante e do recém-nascido. No Instituto de Promoção e Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde), o compromisso com a saúde materna é primordial. 

O instituto promove o projeto Mamãe Bebê, uma iniciativa abrangente que visa garantir cuidados excepcionais desde o momento da descoberta da gravidez até o período pós-parto, proporcionando às gestantes todo o suporte necessário para um ciclo gravídico-puerperal saudável. 

Uma equipe multidisciplinar composta por profissionais acompanha cada etapa da jornada da gestante. Consultas especializadas são oferecidas, garantindo um acompanhamento personalizado que abrange desde o pré-natal até o puerpério.

Aos 32 anos de idade e 37 semanas de gestação, Marília Santos de Andrade encontrou no Ipesaúde o apoio necessário para lidar com uma descoberta desafiadora: o diagnóstico de diabetes gestacional. Com todo o suporte da equipe médica, incluindo consultas com obstetras e acompanhamento no centro de diabetes, Marília recebeu orientações precisas sobre o manejo da condição, incluindo o uso de insulina e a necessidade de antecipar o parto após 37 semanas.

Para Marília, a experiência no Ipesaúde durante o pré-natal foi excelente. “Desde o momento em que descobri a gravidez, com apenas quatro semanas, fui acolhida pela equipe de enfermagem e recebi todo o apoio necessário para realizar os exames e garantir o meu bem-estar e do meu bebê”, contou.

A ginecologista e obstetra do Ipesaúde, Mônyca Thaysa Rocha Cavalcante, destaca a importância fundamental da assistência prestada às mulheres desde o pré-natal. “O compromisso com a saúde materna é uma prioridade no Ipesaúde, e o projeto Mamãe Bebê é um reflexo desse comprometimento, garantindo que cada gestante receba os cuidados necessários para uma gravidez saudável e um parto seguro. O programa engloba não só os obstetras, mas enfermeiros e toda uma equipe focada em garantir o melhor para os pacientes”, relatou.

Mônica fala do amor à profissão que escolheu para a vida. “Neste Dia do Obstetra, honramos e agradecemos a dedicação incansável desses profissionais que desempenham um papel tão significativo na jornada da maternidade, tornando possível cada nascimento com segurança, cuidado e amor. Cada Bebê que está na barriga de uma mãe e nasce é um milagre da vida e nós fazemos parte desse milagre. Sou muito feliz por atuar nesse papel”, finaliza.

Curso para gestantes

O Ipes realiza em parceria com o Hospital e Maternidade Santa Isabel o Curso Gestabel. O curso tem o objetivo de orientar e preparar as gestantes para o ciclo gravídico, o parto e o pós-parto, abordando tópicos essenciais para garantir uma gestação saudável e um parto seguro. O intuito é proporcionar às gestantes conhecimentos práticos e atualizados que as auxiliem durante toda a jornada da maternidade.

Fonte: Secom

Noticias Relacionadas

Categorias

ACESSE TAMBÉM

colunas e artigos

A Pokante No Ar

Aida Brandão

Meio Ambiente

Thiago Carlindo

Redes Sociais

Abrir bate-papo
Povão Jornal 35 Anos
Olá 👋
Em que podemos ajudar?