O deputado estadual Netinho Guimarães (PL) enviou ofício manifestando votos de congratulações à senhora Conceição Luduvice, 93,, pelos 70 anos de relevantes serviços à vida sacerdotal, bem como pela passagem do mês internacional do idoso, celebrado no dia 1º de outubro.
O Dia Internacional do Idoso tem o objetivo de envolver a sociedade na temática do envelhecimento e lembrar a importância de garantir os direitos e cuidados dos idosos. O dia 1º de outubro de 2023, ao mesmo tempo em que celebrou o Dia Mundial do Idoso, lembra os 20 anos do Estatuto do Idoso.
O parlamentar aproveitou para parabenizar todos os idosos sergipanos e colocar o mandato legislativo à disposição de instituições que desejem elaborar leis e projetos que beneficiem a terceira idade.
“Apoiar os idosos é garantir a igualdade de oportunidades por meio de medidas para eliminar a discriminação, capacitar e promover a inclusão social, econômica e política de todos, independentemente de idade, sexo, deficiência, raça, etnia, origem, religião, status econômico ou outro”, admite o parlamentar.
Homenagem à Conceição Luduvice
Conceição Luduvice é tia do jornalista Marcos Luduvice, superintendente do Jornal Povão. Ela tem uma vida a serviço da Igreja do Divino Salvador há mais de 70 anos.
As histórias da igreja do Divino Salvador – a primeira da capital – e de Conceição Luduvice, que se colocou a serviço de Deus, se confundem.
Conceição Luduvice herdou do pai o amor e a missão de cuidar e administrar a igreja de São Salvador, dedicando-se, ao lado de Dom Avelar Brandão de Matos e Dom Luciano Cabral Duarte, no incentivo e na motivação, ao surgimento de novas vocações sacerdotais e religiosas.
Maria da Conceição Luduvice nasceu em Aracaju, no dia 29 de novembro de 1930. É filha de José Domingues Luduvice e Maria da Glória Luduvice. Fez o curso primário e ginasial no Colégio Nossa Senhora de Lourdes, com as irmãs sacramentinas, e foi catequista na Catedral Metropolitana de Aracaju. Tem formação técnica em contabilidade na Escola Técnica de Comércio de Sergipe e curso superior em Ciências Contábeis na então Faculdade Tiradentes, integrando a primeira turma da área naquela instituição.
Na Igreja de São Salvador, atual Capelania do Divino Salvador, o templo mais antigo da capital sergipana, foi a única administradora por mais de 60 anos. Em 1973, testemunhou a criação de uma oração até hoje conhecida na igreja particular de Sergipe, a oração pelas vocações sacerdotais e religiosas.
Fonte: Assessoria Parlamentar