De maneira preventiva, PMA intensifica limpeza dos canais para enfrentar a quadra chuvosa

Com a chegada do mês de abril, que abre o período da quadra chuvosa na capital sergipana, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), intensifica o trabalho de limpeza de canais de forma preventiva para evitar alagamentos no período de maior incidência de chuvas. Nesta quarta-feira (3), tais ações foram executadas em locais estratégicos nos bairros Atalaia, Aeroporto, Cirurgia, Santos Dumont, Santa Maria, Luzia e Lamarão, abrangendo áreas das zonas Norte e Sul.

De janeiro até agora, já foram executados 71 serviços de limpeza em canais na capital, reflexo da execução de um cronograma elaborado antecipadamente pela Diretoria de Operações (Dirop), visando a remoção de elementos que comprometem o escoamento das águas pluviais em áreas consideradas críticas. Trata-se de um trabalho preventivo que busca promover qualidade de vida para os aracajuanos. Durante o trabalho são removidos, de dentro dos canais, entulhos, vegetação, móveis, pneus e lixo descartado de forma irregular. A equipe realiza ainda o trabalho de capinação que ajuda na desobstrução do leito.

Segundo o presidente da Emsurb, Bruno Moraes, as atividades de limpeza de canais são realizadas mediante um planejamento minucioso para decidir qual a melhor técnica a ser aplicada naquela localidade, unindo agilidade e melhor desempenho. “Essas tomadas de decisão são importantes para prevenir que áreas próximas aos canais na capital fiquem alagadas em dias de chuva, bem como auxiliar na fluidez da água. As ações devem abranger o máximo de locais da capital, pois o foco é a limpeza conforme a necessidade de cada região. No canal do Tamandaré, situado no bairro Santos Dumont, por exemplo, além do trabalho feito por meio de barragem móvel, usamos também a limpeza mecanizada e a manual, cada uma feita em determinado trecho, para garantir que o local fique totalmente livre e a água flua normalmente”, explicou.

O gerente de limpeza da Emsurb, Lauro Maia, explica que os trabalhos realizados necessitam também de ferramentas adequadas para garantir melhores resultados na limpeza e na segurança dos agentes que executam os serviços. “Durante os trabalhos são utilizadas máquinas, como escavadeiras hidráulicas e retroescavadeiras, de modo a facilitar que as equipes atuem com precisão na manutenção da drenagem da cidade, além de Equipamentos de Proteção Individual(EPI) para a segurança dos agentes,” destaca.

O presidente da Emsurb, Bruno Moraes, destaca ainda que os serviços de limpeza de canal priorizam o bem-estar dos moradores e, consequentemente, evitam situações que afetem toda a comunidade, como os alagamentos. “Ainda priorizamos a melhoria da qualidade de vida da população que vive nas proximidades do canal. Essa ação faz parte de um trabalho contínuo para a preservação e cuidado com a limpeza pública, abordando questões que vão desde a saúde pública até o ordenamento e estética da cidade”, frisou.

Para os aracajuanos interessados em solicitar o serviço de limpeza de canais, a Emsurb disponibiliza diversos meios de atendimento, como a Ouvidoria, no telefone (79) 3021-9908; por e-mail, no endereço eletrônico ouvidoria.emsurb@aracaju.se.gov.br; e também através da plataforma AjuInteligente, disponível no site da Prefeitura de Aracaju.

Fonte: AAN

Noticias Relacionadas

Categorias

ACESSE TAMBÉM

colunas e artigos

A Pokante No Ar

Aida Brandão

Meio Ambiente

Thiago Carlindo

Redes Sociais

Abrir bate-papo
Povão Jornal 35 Anos
Olá 👋
Em que podemos ajudar?