A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Nossa Senhora do Socorro promoveu, na última sexta-feira (7), um treinamento voltado para a qualificação do corpo técnico da pasta. Realizado no Centro Administrativo, o encontro contou com a presença da consultora em educação, Isabel Almeida, que trouxe esclarecimentos sobre a prestação de contas, captação de fundos e os critérios para a utilização dos recursos educacionais.
Para a secretária municipal de Educação, Adriana Carvalho, a capacitação fortaleceu o conhecimento dos profissionais, proporcionando mais segurança na aplicação dos recursos da Educação. “Foi uma tarde de aperfeiçoamento e aprendizado, que contribuirá diretamente para a melhoria do ensino em nosso município. Nosso objetivo é fortalecer e qualificar ainda mais a equipe, garantindo um serviço de maior qualidade para a população.”
Durante o treinamento, foram discutidos temas como protocolos administrativos, aplicação de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e estratégias para melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
A consultora Isabel Almeida destacou a relevância do planejamento estratégico para a evolução da educação municipal. “O foco foi analisar quais medidas podem ser implementadas dentro do corpo técnico para impulsionar o desenvolvimento educacional. Um dos pontos centrais da discussão foi a evasão escolar e o índice de reprovação, que merecem atenção especial para garantir avanços na qualidade do ensino.”
Além dos esclarecimentos sobre normas e siglas do Governo Federal, Isabel Almeida elogiou o empenho da equipe municipal. “O que mais me chamou atenção foi o interesse genuíno dos técnicos em evitar a perda de recursos e buscar uma evolução contínua na educação de Socorro.”
Para a coordenadora da prestação de contas da SEMED, Adriana Souza Monte Alegre, a iniciativa da gestão municipal tem um impacto positivo na eficiência administrativa. “Essas capacitações são fundamentais, pois ampliam o conhecimento da equipe e reduzem erros nos processos e prestações de contas. A nova gestão está de parabéns por investir na qualificação dos profissionais, tanto dos efetivos quanto daqueles que estão ingressando agora.”
Fonte: Secom Socorro