Quase nove mil é o número de atendimentos que o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) fez durante o ano de 2023. Dentre os atendimentos realizados pela corporação durante todo o ano passado estiveram as ações de atendimento pré-hospitalar (APH), combate a incêndios em vegetação e em áreas urbanas e buscas e salvamentos, a exemplo da operação que ocorreu após a explosão e o desabamento de um imóvel com vários apartamentos no bairro Santo Antônio, na região central de Aracaju. Também teve destaque o elevado número de ocorrências de incêndios em vegetação, com mais de mil atendimentos feitos pelo CBMSE.
Dentre os números mais expressivos registrados pelo Corpo de Bombeiros em 2023 estão os relativos às ocorrências de incêndio em vegetação, assim como evidenciou a tenente-coronel Carla Cristina, da Assessoria de Comunicação da corporação. “Com aumento de 83%, justamente por conta das altas temperaturas, o fenômeno El Niño vem interferindo muito no clima”, especificou.
De modo geral, o número de atendimentos feitos pela corporação no ano passado foi considerado expressivo pela tenente-coronel. “Aumentou bastante, mas o Corpo de Bombeiros fez todo o atendimento de acordo com as necessidades da população. O atendimento foi realizado com excelência, e estamos dando o nosso melhor conforme o nosso lema de ‘vidas alheias e riquezas salvar’”, enfatizou.
Resgate de vítimas
O último dia de 2023 foi marcado por uma ocorrência que demandou a atuação rápida do Corpo de Bombeiros e está entre as ações realizadas pela corporação no ano passado. Na ocasião foram realizadas a busca e salvamento das vítimas da explosão e desabamento de um imóvel com quase 50 unidades residenciais. Na ocorrência, sete pessoas perderam a vida. O Corpo de Bombeiros atuou no resgate das vítimas vivas e dos corpos.
Fiscalizações e vistorias
Também dentre as atribuições da corporação estão as ações de fiscalização e vistorias em edificações e eventos, conforme relembrou a tenente-coronel Carla Cristina. “No ano passado, o Corpo de Bombeiros regularizou mais de oito mil edificações, entre análises e vistorias. É importante que a população saiba que a corporação também está atuando na parte preventiva”, reiterou a integrante do CBMSE.
Investimentos
Para manter o atendimento à população sergipana de forma estratégica e efetiva, o Corpo de Bombeiros investiu em materiais e equipamentos. “Para que pudéssemos proporcionar mecanismos para a celeridade da solução das ocorrências por nossos bombeiros militares [que demandam a intervenção da corporação em todo o território sergipano]”, salientou a tenente-coronel Carla Cristina.
Orientações feitas pelo Ciosp
Ainda no tocante à atuação do Corpo de Bombeiros em 2023, o Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) também auxiliou o trabalho da corporação no junto à população. “As pessoas ligam para o Ciosp pedindo ajuda e, durante esse atendimento, os operadores fazem a orientação e solucionam o problema pelo próprio telefone”, observou a tenente-coronel.
Acionamento ao Corpo de Bombeiros
Em caso de necessidade de acionamento do Corpo de Bombeiros, a população pode acionar a corporação pelo telefone 193. Também é possível fazer a comunicação de ocorrências que demandem a atuação da corporação pelo acionamento ao Ciosp, no telefone 190. Os operadores irão identificar qual o tipo de atendimento e farão o deslocamento das equipes do CBMSE.
Fonte: Secom