Os 104 anos de serviços prestados à sociedade pelo Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe foram comemorados na noite dessa terça-feira (29), com uma solenidade no quartel central da corporação, em Aracaju. O evento foi marcado pela promoção de 90 militares, sendo 72 praças e 18 oficiais, entrega de Medalhas de Mérito Bombeiro Militar e equipamentos, além da realização da conclusão dos cursos de Sargento Condutor e Sargento Combatente.
De acordo com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Fábio Cardoso, a instituição comemora o passado, mas também o futuro que continua a construir juntos com todos que fazem a corporação. “Todos vocês, mulheres e homens que vestiram e vestem essa farda, para a proteção de vidas e do patrimônio da nossa sociedade, mesmo nas situações mais adversas, são parte essencial dessa jornada. Graças a vocês, nos tornamos referência de excelência e humanidade. Parabéns aos promovidos e agraciados”, disse.
Ao agradecer aos civis e militares de outras instituições que contribuíram para a história do CBMSE, o coronel Fábio Cardoso fez uma deferência especial ao chefe do Executivo estadual. “Agradecemos ao governador Fábio Mitidieri, que não mede esforços para o fortalecimento da corporação, bem como ao secretário da Segurança Pública, João Eloy, e o secretário- executivo, coronel José Pereira Andrade, incansáveis na integração entre as instituições”, afirmou o comandante-geral.
Para fortalecer, ainda mais, o aprimoramento dos serviços e dos treinamentos dos bombeiros militares, foram entregues 500 trajes de proteção para incêndios florestais, investimento no valor aproximado de R$ 1,2 milhão, com recursos oriundos do Fundo Nacional de Segurança Pública. Além disso, foi entregue também um ventilador de pressão positiva (utilizado em técnicas de combate a incêndio) e três bonecos para treinamentos de resgate, totalizando um investimento de aproximadamente R$ 60 mil, com recursos próprios da corporação.
A data teve um significado especial para uma família, com comemoração dupla. Na mesma solenidade em que o pai, o tenente Silva Melo, foi promovido, a filha concluiu o curso de sargento condutora. “De carregador de caixa em supermercado a tenente do Corpo de Bombeiros. Eu quero te agradecer por toda a sua luta. Hoje eu tenho a honra de me formar ao seu lado, com a nossa família linda reunida. Meu pai, parabéns por mais uma conquista. Te amo”, disse a sargento Beatriz Melo.
Fonte: Secom