Uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria Especial da Comunicação Social (Secom), da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap), e a TV Sergipe, o Concurso Ruas Decoradas, cujo objetivo é promover o resgate da tradição de enfeitar as vias públicas durante o período junino, chegou à sua fase final nesta quarta-feira, 19.
As três finalistas do concurso, divulgadas durante a exibição do SE 1ª Edição, foram a Avenida São Carlos, localizada no bairro Industrial, na zona norte de Aracaju; a Rua D, no loteamento Lafaiete Coutinho, no conjunto Eduardo Gomes, em São Cristóvão; e a Travessa São Cristóvão, situada no bairro 13, no município de Areia Branca.
As ruas finalistas foram escolhidas por uma comissão julgadora, que avaliou, por meio de visitas a cinco semifinalistas definidas a partir das fotos e vídeos enviados pelos inscritos, critérios como originalidade, criatividade, temática, motivos da tradição junina, envolvimento da comunidade, beleza e área ornamentada.
A partir de agora, a vencedora será determinada por meio de votação popular, que pode ser realizada no portal G1 Sergipe. A votação segue até as 11 horas do dia 21 de junho, e os prêmios serão entregues no dia 27. A vencedora será premiada com certificado, troféu e comemoração junina em celebração ao título, com direito a apresentação de trio pé de serra, quadrilha junina e buffet junino. Além disso, uma placa simbólica será fixada na rua ganhadora do concurso, indicando que ela foi a vencedora do título.
De acordo com o secretário Especial da Comunicação Social, Cleon Nascimento, além de fortalecer a tradição dos festejos juninos no estado, o Concurso Ruas Decoradas também tem o intuito de instigar os sentimentos de pertencimento e sergipanidade na população. O gestor aponta que a iniciativa é apenas uma das ferramentas utilizadas pelo Governo do Estado nesse sentido.
“Desde o ano passado, quando o governo decidiu que os festejos juninos seriam uma prioridade da gestão e resgatamos o mote ‘Sergipe é o país do forró’, além de investir na realização de eventos como o Arraiá do Povo, também entendemos que era necessário despertar o sentimento de sergipanidade na população, e a tradição de arrumar as casas e decorar as ruas foi uma das estratégias pensadas para atingir esse objetivo. Acreditamos que tudo isso promove a reapropriação da cultura junina da família sergipana, e o retorno da população, seja por meio da participação no concurso ou com o engajamento na votação, é prova de que foi foi uma decisão acertada”, justificou o secretário.
Segundo informações da TV Sergipe, em menos de uma hora após o início da votação popular, já haviam sido contabilizados mais de mil votos.
Além do aspecto cultural, o Concurso Ruas Decoradas também demonstra o potencial de incentivo à atividade turística, uma vez que ruas de todo o estado passam a ser enfeitadas, o que torna o ambiente mais atrativo e agradável aos turistas que visitam o país do forró no período junino. “O mês de junho é o período com maior movimentação turística em Sergipe, e não poderíamos deixar de recepcionar nossos visitantes com o melhor que nossa identidade cultural tem a oferecer”, finalizou Cleon Nascimento.
Fonte: Secom