Clinica Odontológica da Unit aprimora formação com bom atendimento ao público

“A gente atende nossos pacientes sabendo que ali está o amor da vida de alguém, e a gente procura saber transmitir esse amor para eles também. É cuidar de outras pessoas que são significativas para outras pessoas”. Assim define a estudante Clarice Oliveira Passos Martins, aluna do nono período de Odontologia, ao falar sobre as atividades da Clínica Odontológica da Universidade Tiradentes (Unit), que funciona na Rua Siriri, 263, Centro de Aracaju. Aberta há mais de 20 anos, em um amplo espaço com três clínicas de atendimento, ela presta por semestre uma média de 8 mil atendimentos odontológicos à população, a partir das atividades práticas realizadas pelos cerca de 600 alunos do curso, distribuídos em turmas diferentes.

Estas atividades práticas correspondem a 60% da carga horária, em atendimento às diretrizes curriculares, e incluem todo o serviço odontológico relacionado à clínica geral, incluindo procedimentos como proflaxia, restaurações, extrações, raspagens, e até mesmo cirurgias gengivais e de dente incluso. Há também os serviços de odontopediatria, voltada ao público infantil. Distribuídos nas mais diversas disciplinas, os alunos dos primeiros períodos aprendem os procedimentos em laboratórios de simulação, com os chamados manequins. À medida em que progridem no curso, eles passam a fazer o atendimento real aos usuários da clínica, com a supervisão direta dos professores do curso de Odontologia. 

Esse atendimento está à disposição do público, mediante uma taxa de cadastro de R$ 90,00 por semestre, independente do número de atendimentos. “Para os alunos, sem paciente não há aprendizado prático. É muito importante essa quantidade de pacientes, que é um dos diferenciais do nosso curso em relação a outras universidades. Num curso que é relativamente prático, a gente associa o conteúdo teórico à prática, mas a habilidade vem da prática. Se eu tenho essa quantidade de atendimentos, eu tenho alunos preparados para o mercado.O diferencial mesmo da gente é essa procura, esse reconhecimento da clínica pelas pessoas, diz a professora Guadalupe Sales Ferreira, responsável técnica pela Clínica de Odontologia. 

Clarice está entre esses alunos e pretende se especializar em dentística ou odontopediatria, além de atuar no Sistema Único de Saúde (SUS). Para ela, essa prática agrega positivamente em sua formação profissional. “Gosto da didática que a gente tem diariamente de estar atendendo os pacientes, de os professores ensinarem a gente e da diversidade de casos que a gente pega aqui também. Eu acho que quanto mais a gente pratica, mais a gente melhora”, afirma a aluna. 

Essas melhorias são igualmente destacadas por Denilson Gomes, também do nono período de Odontologia da Unit. Para ele, a clínica lhe  permite um “mundo de possibilidades” para construir o futuro profissional. “Além dos materiais que podemos utilizar aqui para poder desenvolver a melhor qualidade de procedimentos para o paciente, é bom poder vivenciar todo mundo da odontologia desde o básico até o moderno. Aqui na clínica a gente tem esse suporte e amparo para poder entender desde o preceito básico até realmente o avançado. Eu poderia citar toda a parte teórica e prática porque é uma equipe bem preparada, mas também disso tem o lado humano, o lado empático de atender as pessoas e levar em consideração que elas veem as queixas delas, diz o estudante. 

Reconhecimento dos usuários

Apenas em setembro, foram pouco mais de 1.800 atendimentos realizados na Clínica Odontológica da Unit, que atende a pessoas de praticamente todo o Estado de Sergipe, incluindo moradores da Grande Aracaju e de cidades do interior. Eles aproveitam a localização estratégica da clínica, próxima ao Terminal Rodoviário Luiz Garcia, de onde partem e chegam a maioria dos ônibus intermunicipais para a capital. Em comum, eles destacam a estrutura oferecida, na ênfase dada à prática e a acessibilidade da taxa, além do atendimento prestado pelos alunos, que procuram passar segurança, confiança e simpatia aos usuários. 

“Eu acho muito bom, por isso que eu voltei de novo. Eles [os estudantes] são muito atenciosos, têm cuidado, perguntam se você sente dor ou se você não sente dor… Aqui já é o último processo para eles irem seguir com a carreira deles, de dentista. Porque se eles cuidam direitinho, se eles extraem tudo com a professora ali em cima e fazem tudo direitinho, já praticamente, eu acho que eles já são profissionais”, elogia a dona-de casa Alice Alves de Santos, que mora no Bairro Industrial, zona norte de Aracaju, e frequenta a clínica há pelo menos cinco anos. 

O atendente João Pena Costa Menezes, do bairro Cirurgia, conheceu a clínica-escola através de um amigo, começou a fazer um tratamento de canal e restauração há três meses, e já fez a indicação do serviço para outros amigos. “A clínica é excelente demais. Eles se preocupam muito com os pacientes, dão atenção total. O que mais me chama a atenção é o atendimento, ele prioriza mesmo o paciente”, resumiu. 

Atendimento 

O atendimento na Clínica Odontológica da Unit é aberto a todo o público, inclusive para crianças. Para se inscrever, o interessado deve apresentar a cópia do RG e do comprovante de residência, além de pagar a taxa semestral de R$ 90,00. Pessoas de baixa renda são encaminhadas a uma assistente social e à coordenação administrativa da clínica, que podem conceder a isenção da taxa. 

O agendamento pode ser feito presencialmente na própria clínica (na Rua Siriri, 263, Centro) que funciona de segunda a sexta, das 7h às 18h. O telefone de contato é (79) 3218-2306.

Fonte: Asscom Unit

Noticias Relacionadas

Categorias

ACESSE TAMBÉM

colunas e artigos

A Pokante No Ar

Aida Brandão

Meio Ambiente

Thiago Carlindo

Redes Sociais

Abrir bate-papo
Povão Jornal 35 Anos
Olá 👋
Em que podemos ajudar?