Centenas de pessoas visitam os cemitérios da capital no Dia de Finados

O Dia de Finados, dia 2 de novembro, costuma atrair centenas de pessoas aos cemitérios públicos da capital. Nesse sentido, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), colocou em prática um leque de ações que visam promover mais conforto e comodidade aos visitantes, que fazem desta data um momento de recordações e homenagens..

“Este é um período onde o acolhimento é fundamental em diversos aspectos. Isso explica todo nosso empenho para proporcionar um ambiente acolhedor aos visitantes dos cemitérios gerenciados pela Emsurb, principalmente no que abrange a limpeza e a organização dos espaços públicos”, enfatizou o presidente da Emsurb, Bruno Moraes. 

Neste âmbito, ao longo do feriado, a limpeza será assegurada com o apoio de uma equipe fixa que fará os repasses no recolhimento do lixo no Cemitério São João Batista (CSJB) e outra volante nos demais locais de visitação. Contentores de lixo também serão disponibilizados no CSJB e Helena Bandeira, de modo a otimizar a coleta de resíduos.

Após uma pausa nas idas ao cemitério por conta da pandemia, a dona de casa Marleide Lima elogiou o bom aspecto ao chegar no São João Batista, no Ponto Novo. “É satisfatório observar que o espaço onde estão enterrados os nossos familiares, no meu caso uma irmã e avós, está sendo bem cuidado. Passei um tempo sem visitar os túmulos na época da pandemia, mas percebi que a limpeza e organização permaneceu sendo feita pela Prefeitura”, pontuou. 

Quem foi acompanhar as missas promovidas pela Arquidiocese de Aracaju também comentou a estrutura encontrada com toldos, banheiros químicos e cadeiras. “Costumo fazer minhas orações e visitar uma amiga querida que não está mais entre nós e sempre encontro o cemitério limpinho e com um ambiente agradável para acompanharmos as missas. É muito bom observar esse cuidado”, afirmou o senhora Edvalda dos Santos, enquanto aguardava o início da celebração em frente ao cemitério Helena Alves, na Atalaia. 

Além das recordações, o dia também foi de prestação de serviço para aqueles que buscaram informações dos entes sepultados. Por esta razão, o setor administrativo do São João Batista funciona nesta quinta-feira em dois turnos para o atendimento à população.

Foi o caso de Manuela Pereira, que recebeu esclarecimentos a respeito do jazigo de familiares. “Isso facilita muito para quem trabalha e não pode vir em outra ocasião. Então, fiz minhas orações e preces e aproveitei para tirar algumas dúvidas sobre alguns reparos que pretendemos fazer nos locais onde estão enterrados alguns membros da família”, destacou.

A agilidade na consulta aos dados os quais Manuela precisou, agora está disponível aos cidadãos graças ao sistema de gerenciamento adotado pela Emsurb no CSJB. “A partir dessa ferramenta totalmente digital é possível localizar a quadra e a gaveta onde a pessoa foi sepultada e obter informações quando há necessidade de transferência dos restos mortais, após o prazo definido em legislação”, complementou o presidente. 

Trabalho integrado

Agentes da Guarda Municipal (GMA) e da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), também ofereceram suporte nos locais de visitação, promovendo segurança e mobilidade.

Fonte:AAN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Noticias Relacionadas

Categorias

ACESSE TAMBÉM

colunas e artigos

A Pokante No Ar

Aida Brandão

Meio Ambiente

Thiago Carlindo

Redes Sociais

Abrir bate-papo
Povão Jornal 35 Anos
Olá 👋
Em que podemos ajudar?