Na última sexta-feira (13), a Capitania dos Portos de Sergipe realizou Cerimônia Militar em comemoração ao Dia do Marinheiro, na Orla da praia de Atalaia em frente à estátua do Almirante Tamandaré, imortalizado na história do país pelo seu exemplo de patriotismo, coragem, liderança e dedicação.
“Do mar viemos, e dele dependemos. O mar é fator diferenciado na evolução da humanidade, possibilitando a consolidação do progresso, prosperidade e projeção política estratégica. O Brasil integra sobretudo a identidade de uma nação vocacionada às coisas do mar, despontando como vetor de aspiração, sobressaindo nesse contexto, um símbolo incontroverso da identidade marítima brasileira: o Marquês de Tamandaré, marcado pela bravura durante a guerra da cisplatina, cuja data de seu nascimento, 13 de dezembro 1807, foi escolhida para comemorar, nacionalmente, o “Dia do Marinheiro”, destacou em sua mensagem, o Comandante da Marinha, Almirante Olsen.
O Ministro de Estado da Defesa, em nota aos marinheiros rendeu “justas homenagens aos homens e mulheres da marinha, que formam o maior patrimônio da força naval, por se dedicarem diariamente em seus afazeres, materializando a presença e defesa dos interesses nacionais nos mares e rios; que trabalham pautados pela determinação e comprometimento, mesmo quando submetidos às exigências da vida no mar, além dos constantes afastamentos do convívio familiar, opção que fizeram, norteados pelo elevado profissionalismo e vocação no cumprimento do dever”.
Após a leitura da Ordem de Serviço do Comandante do 2º Distrito Naval, VA Cambra foi realizada a imposição da Medalha Amigo da Marinha, a personalidades que se distinguiram em 2024, no trabalho de divulgar a mentalidade marítima. Nesta solenidade foram contemplados com a medalha: Deputada Federal Katarina Feitoza Lima Santana, Desembarcador do TRT20 José Augusto do Nascimento, Comandante do 28ºBC TC Ricardo Pereira Barreto, Comandante da CBMSE Coronel Fábio Pinto Cardoso, Delegado Geral Thiago Leandro Barbosa de Oliveira, e os senhores Gustavo Bastos Paixão, Haroldo José de Lima Franca, Fernando Antônio Júnior, Adailton dos Santos Andrade e Sérgio Antônio Pitanga.
O Capitão dos Portos CF Alexandre Almeida Gomes Ferreira, deixou registrado sua gratidão a toda tripulação, pela dedicação diuturna à missão da Capitania dos Portos de Sergipe. Agradeceu também a todos os amigos da marinha presentes ao evento aos quais considera “marinheiros de alma” e que conferem um brilho especial à cerimônia. Ainda no âmbito das comemorações do Dia do Marinheiro, informou que o Farol Sergipe estará aberto para visitação pública nos dias 14 e 15 de dezembro das 10:00 às 17:30.
Fonte: Acrizio Campos – DRT 2813/SE – Fotos: Cleverton Ribeiro